TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE COBRANÇA DE CUSTOS E TIPOS DE CUSTOS DE NEGÓCIO

Relatório de pesquisa: SISTEMAS DE COBRANÇA DE CUSTOS E TIPOS DE CUSTOS DE NEGÓCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 12

Etapa 1:

SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E OS TIPOS DE CUSTO EMPRESARIAIS

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada á economia e à contabilidade.

Finanças: Conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie (caixa) usados em transações e negócios com transferências e movimentação de dinheiro, onde há a necessidade de expor a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Finanças fazem parte do cotidiano da Empresa, pois é ela quem controla seus recursos, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico em que se apura dados para a tomada de decisões na empresa.

A Administração Financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de forma eficaz, no que diz a respeito de concessão de crédito para clientes , planejamento, análise de investimentos e de meios variáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa visando o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários,desperdícios, observando melhores alternativas para a condução financeira.

Sistema de acumulação de custos

O Sistema de Acumulação de custos a ser utilizado deve ser o sistema por processo (ou contínuo), porque a empresa fabrica produtos iguais, de maneira padronizada e em série.

Sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados.

Uma vez calculado os custos de cada centro de custo (produtivo ou auxiliar), é necessário transferir tais custos aos produtos.

Então, o fato da contabilidade apurar os custos de cada centro não significa que sua tarefa está concluída, pois o objetivo da contabilidade de custos é valorar os estoques e também determinar o Custo dos Produtos Vendidos – CPV.

Então, basicamente, o esquema de trabalho na apuração dos custos será:

1. Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.

2. Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.

3. Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.

Esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta de transferência de custos (no subgrupo das contas de centro de custos).

Posteriormente, os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados.

Exemplo:

Transferência dos custos de acabamento para os produtos em elaboração:

D – Estoques de Produtos em Elaboração (Ativo Circulante)

C – Transferência de Custos – Acabamento (Conta de Custos)

Na seqüência, os produtos que tiveram sua fabricação concluída, serão transferidos para a conta de estoques de produtos acabados:

D – Estoques de Produtos Acabados (Ativo Circulante)

C - Estoques de Produtos em Elaboração (Ativo Circulante)

Finalmente, o custo dos produtos vendidos será contabilizado como segue:

D – Custo dos Produtos Vendidos (Conta de Resultado)

C - Estoques de Produtos Acabados (Ativo Circulante)

Então, para formar o valor do custo de cada produto, deve-se utilizar um critério específico e coerente (regular), de acordo com uma metodologia lógica, racional.

Antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa.

Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua.

Sistema de produção contínua: caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados.

Sistema de produção por encomenda: caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados.

Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a indústria cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes.

A empresa que produz, em série, bens ou serviços padronizados deverá adotar o sistema de acumulação de custos por processo.

Então, de acordo com o sistema de produção, é que se definirá qual será o “sistema de acumulação de custos”:

- Por processo (para produção contínua)

- Por ordem de produção (para produção por encomenda).

Ambos os processos são perfeitamente viáveis e aceitáveis contábil e fiscalmente. O importante é que um ou outro seja aplicado com base no custo por absorção e pelos custos reais incorridos.

Tipos de custo empresariais

Custo é o Preço de aquisição de produtos ainda não utilizados para realizar rendas.

O Objeto de Custo é qualquer bem ou serviço produzido ou prestado, para a qual uma medida de custos é desejada.

Qual o é objetivo de uma empresa?

R: O objetivo de uma empresa é a maximização de seu valor de mercado, Maximização da riqueza do acionista (que é o investimento feito por proprietários/acionistas que devem produzir um retorno compatível com o risco assumido) e a geração de lucro e caixa que é importante para que uma empresa cumpra sua função social. Assim tornando a empresa com uma Liquidez (a capacidade que a empresa tem de tornar em dinheiro seus ativos), Rentabilidade (Grau de rendimento proporcionado por determinado investimento) e a Geração de Valor Interna (através de mão-de-obra, matérias-primas, equipamentos e tecnologias, são recursos que entram na empresa e, que processam bens e serviços e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com