TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo Grande

Artigo: Campo Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

Tema 3: Culturas Contemporâneas: localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo

Passo 1:

Nome: Município de Campinas.

Bandeira:

Localização:

Localização de Campinas em São Paulo

Localização de Campinas no Brasil

População:

1. 154. 617 hab. (SP: 3º) – IBGE/2014

Economia:

O Produto Interno Bruto (PIB) de Campinas é o maior da Região Metropolitana de Campinas, o quinto do estado de São Paulo e o 13º de todo o país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos a 2008, o produto interno bruto do munícipio era de 29.363.064,180 mil reais, sendo que 8.133,470 mil sõ de impostos sobre produtos liquídos de subsídios a preços correntes. O produto interno bruto per capita é de 27.788,98 reais e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de renda é de 0,829.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], a cidade possuía, no ano de 2009, 46.362 unidades locais, 44.496 empresas e estabelecimentos comerciais atuantes e 780.390 trabalhadores, sendo 420.180 pessoal ocupado total e 360.210 ocupado assalariado. Salários juntamente com outras remunerações somavam 9. 233,608 reais e o salário médio mensal de todo município era de 4,4 salários mínimos. A principal fonte econômica está centrada no setor terciário, com seus diversos segmentos de comércio e prestação de serviços de várias áreas, como na educação e saúde. Em seguida, destaca-se o setor secundário, com complexos industriais de grande porte.

A agricultura é o setormenos relevante da economia de Campinas. De todo o produto interno bruto da cidade, 32.173 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2009, o município não contava com rebanho bovino ou suíno, possuindo apenas 54.610 aves, entre estas 48.310 galinhas e 6.300 galos, frangos e pintinhos. Em 2009, a cidade produziu 410.000 dúzias de ovos de galinha.

Na lavoura temporária, são produzidos principalmente a cana-de-açúcar (92.000 toneladas), o milho (12.708 toneladas) e o tomate (3.820 toneladas). Em Campinas, também destacou-se por bastante tempo o cultivo do café, que sempre foi uma das principais fontes de renda do município, sendo considerado como um polo regional da cafeicultura. A indústria, atualmente, é o segundo setor mais relevante para a economia do município. 5.610.410 reais do produto interno bruto municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). A cidade concentra cerca de um terço da produção industrial do estado de São Paulo. Destacam-se as indústrias de alta tecnologia e o parque metalúrgico, sendo considerado a capital do Vale do Silício Brasileiro.

A região abriga mais de 10 000 empresas de médio e grande porte, muitas das quais entre as mil maiores e melhores do Brasil, segundo a revista Exame, tais como Honda, Toyota, Unilever, Mann, 3M do Brasil, Bosch, Bridgestone, Pirelli, Dell, IBM, BASF, Dow Química, Villares, Ericsson, Singer, Goodyear, CPFL, Elektro, Valeo, Rigesa, International Paper, Nortel, Lucent, Samsung, Motorola, Medley,Cristália, Romi, Tenneco, General Electric, Texas Instruments, Mabe, Altana, Solectron, AmBev, Caterpillar, Bombardier, CAF e muitas outras. O pólo petroquímico é centrado no município de Paulínia, a poucos quilômetros de Campinas, junto à Refinaria do Planalto Paulista da Petrobrás (Replan) é a maior do Brasil uma das maiores da América Latina, e tem empresas como Dupont, Chevron, Shell, Exxon, Grupo Ipiranga, Eucatex, Rhodia, e outras.

A prestação de serviços rende 15.587.011 mil reais ao produto interno bruto municipal. O setor terciário atualmente é a maior fonte geradora do produto interno bruto campineiro, destacando-se principalmente na área do comércio. A cidade possui diversos centros comerciais e shoppings centers, como o Campinas Shopping; o Iguatemi Campinas; e o Shopping Parque Dom Pedro.

Também destacam-se as microempresas. No ranking brasileiro da formalização de microempreendedores individuais, Campinas figura no primeiro posto entre as cidades do interior do país. A região do Centro da cidade também concentra uma parcela bastante expressiva do comércio e dos serviços, destacando-se pelo comércio popular, sendo que há cabeleireiros, comércio varejista de vestuário e acessórios; lojas de variedades e comércio popular (ambulantes); artesãos e fornecimento de alimentos para consumo domiciliar. Também nota-se em Campinas o Mercado Municipal de Campinas, inaugurado em 12 de abril de 1908.

O Sindicato dos Comerciários de Campinas, Valinhos e Paulínia (SECCAMP), fundado em 15 de maio de 1941, representa e defende a classe comerciária deCampinas e das outras duas cidades em ações sindicais.

Pontos turísticos e outros pontos de interesse público:

Lagoa do Taquaral;

Templo de Campinas;

Estádio Moisés Lucarelli (Ponte Preta) ...

Passo 2:

Um dos fatores interessantes de Campinas é que possuí variados Shoppings Centers. E um deles O Parque D. Pedro Shopping, inaugurado em 19 de março de 2002; É considerado um dos mais luxuoso centro comercial do Brasil; com 124.000 M². Possui espaço interno para acomodação de cerca de 420 lojas, sendo que seu lado externo também possui diversas instalações, dentre as quais destacam-se o Wal-Mart Supercenter, uma academia de luxo, duas danceterias entre elas o fenômeno Gold Street Bar, umas das mais agitadas da cidade, além de vários restaurantes, bares e lanchonetes, clínica médica, agências de automóveis, pet shop e uma loja de materiais de construção e bricolagem. Esse shopping possui cinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com