TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização socio institucional

Por:   •  12/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................3

Desenvolvimento..........................................................................4-5-6-7-8-9-10-11 13 14

Conclusão...........................................................................................................15

referencias.......................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

Durante o processo de desenvolvimento deste trabalho estarei relatando a historia da instituição APAE de Crissiumal, como surgiu e quem foi os seus idealizadores. O processo de crescimento da mesma e sua atuação perante a sociedade, alertando sobre a importância do trabalho em equipe e a atuação do assistente social junto aos usuários com necessidades especiais. A importância de a visita domiciliar na busca de dados e as conquistas alcançadas em uma melhor qualidade de vida dos usuários.

 DESENVOLVIMENTO:

                         A instituição da APAE de Crissiumal tem como finalidade promover a melhoria de qualidade de vida das pessoas, preferencialmente menta, e seus ciclos de vida, crianças, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania. A instituição através do setor de serviço social, juntamente com a equipe pedagógica organiza programas de atendimento no domicilio do usuário, ofertando atendimento especializado ás famílias com pessoas com deficiência, que tiveram suas limitações agravadas e também por violação de direitos.

                         O serviço tem a finalidade de potencializar a autonomia, a independência e a inclusão social da pessoa com deficiência, com vistas a melhoria de sua qualidade de vida.

                          As ações possibilitam ainda a ampliação das redes sociais de apoio e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda; serviços sócio assistenciais, políticas publicas setoriais e órgãos de defesa de direitos, quando for o caso.

                         A área de atuação da escola APAE é na assistência social, saúde e educação, atuando na defesa dos direitos, no trabalho em comunidade; atenção á saúde; apoio a família e inclusão social.

                              O recurso para manutenção da instituição provém do Governo Federal através do FUNDEB, MDE, PDDE e SAC. Bem como, a instituição possui seu grupo de associados que repassa valores através de doações

O pensar da escola é totalmente voltado ao pedagógico, dando ênfase ao trabalho com os usuários. Os resultados são expressivos e refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

O que a escola deseja, luta e promovem desde sua formação, constituídas por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas é a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

A fundação da Associação teve início no dia 21.02.1979, em que um grupo de pessoas reuniu-se no Clube Crissiumal. Na época era prefeito o Sr. Pedro Osvaldo Scheid, tendo como secretário de educação o Sr. Henrique Ebeling que explanou as razões desta associação. Explicou aos presentes que a tempo já vem a idéia de fundação da APAE, dado aos inúmeros pedidos de pessoas da comunidade interessados na solução dos problemas dos excepcionais. Disse da necessidade de se criar a APAE e eleger sua diretoria e associar pessoas que tenham interesse em contribuir com essa associação. Disse também, que no futuro poderia ser construído um prédio próprio para essa finalidade. O Senhor Prefeito também mencionou a necessidade de ser filiada essa associação em órgãos competentes, bem como, um professor especializado para o exercício de classe o que se poderia conseguir do poder estadual.

Sentiu-se com a fundação da associação que poderia haver uma resistência dos pais em mandarem seus filhos à APAE. Frente a essa situação, foi decidido fazer um trabalho de conscientização com os mesmos. Ainda neste tempo foi eleita uma diretoria provisória para a APAE, que ficou assim constituída: Presidente-Henrique Ebeling, Vice-Presidente – Dr. Erhard Ebert, 1ª Secretária – Semilda Klein, 2ª Secretária – Ethel Haack, 1º Tesoureiro – Ottomar Saldanha Martins, 2º Secretário – Mário Schwingel. Conselho Fiscal: Rubem Goldmeyer, Maria Ana Moreti e João Arnildo Scheffer. Suplentes: Alvino Adão Keller, Pastor Jorge Dieterich e Pastor Kurt Rode.

Essa primeira diretoria teve como missão elaborar e legalizar seu estatuto, ficando cada membro da diretoria responsável de arrumar pelo menos um associado contribuinte com essa associação.

A primeira escola localizou-se na Rua Santo Cristo, 366, em frente à Escola de 1º Grau Rocha Pombo. Era uma casa de moradia que alugada pela prefeitura para que se pudesse dar início da mesma. Inicialmente contou-se com uma professora, Sra. Semilda Klein, que após um período buscou especialização nesta área para atender um grupo de alunos, entre eles: José Rippel, Victor Hinterholz, Rosane Keller, Rosane Redmann, Elvina Storck e Márcia Dezorzi. Para realizar este trabalho contava-se com um grupo de voluntárias: mães, familiares e pessoas da comunidade que confeccionavam trabalhos manuais, pois os recursos da época provinham apenas da Prefeitura Municipal.

Um fato importante da época foi à participação dos pais no andamento dos trabalhos, pois os mesmos prestavam trabalhos voluntários à escola como: limpeza da escola, doação e organização da alimentação, também contribuíam deslocando-se até a escola com recursos próprios, pois a mesma não tinha meio de transporte para recolhê-los.

Foi a partir de 1982 que a escola contou com os trabalhos de uma psicóloga, pois até o momento contava apenas com o trabalho das professoras que realizavam atividades recreativas coletivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com