TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.570 Palavras (23 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL / 5º SEMESTRE

ARIANE ARAÚJO VIEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Coordenador do curso: Profº Rodrigo Eduardo Zambon

        

2014/1

ARIANE ARAÚJO VIEIRA

Estágio Curricular Obrigatório I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Relatório de Estagio Curricular Obrigatório em Serviço Social I apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de nota do 5° Semestre na disciplina de Estagio Supervisionado I.

Orientadora Acadêmica: Maria Helena Ferreira da Silva Marques

Coordenador do Curso: Profº Rodrigo Eduardo Zambon

2014/1

Caracterização Socioinstitucional

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

 Os centros de referências de Assistência Social básica são locais onde a população tem acesso aos serviços socioassistenciais que visam manter os vínculos familiares e comunitários na sociedade, que tem como principal objetivo desenvolver ações e serviços junto à família para enfrentamento das situações de vulnerabilidade, problemas familiares e sociais bem como a prevenção de situação de risco por meio do desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

     A cidade de Ubajara localiza-se na região norte do Estado do Ceará, com a população aproximadamente 32.000 mil habitantes, a 370 km de Fortaleza. Segundo o dados SIAB/2005, existem em Ubajara cerca de 7.446 famílias vivendo em condições de vulnerabilidade, na qual 4.323 recebem o beneficio da Bolsa Família.

     De acordo com a Política Nacional de Assistência Social de Ubajara que faz parte da proteção social básica e que tem o dever de prevenir situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com esses dados a Secretaria Municipal de Ação Social de Ubajara, veio à implantação de um Centro de Referencia da Assistencial Social, para possibilitar um melhor atendimento às famílias carentes. Nesse sentido será feita uma exposição sobre o CRAS I (Centro de Referencia de Assistência Social) que se situa na Rua Antônio de Barros, no Bairro Sebastião Gomes Parente, na qual se iniciou em novembro de 2005, com a territorialização e capacidade de atendimento para até 3.500 famílias referenciadas. Atendendo á demanda de 31 áreas de abrangência que foram identificados como territórios de concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social, portanto, o CRAS I foi instalado próximo a estas localidades com o objetivo de aproximar os serviços socioassistenciais existentes no município, e assim promover uma melhoria na qualidade de vida destas famílias.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

 Com responsabilidade á equipe do CRAS tem por sua função ofertar e prestar informação e orientação para a população de sua de abrangência, e articular com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo o trabalho social com as famílias, com o objetivo comum de apoiar e contribuir para a superação das situações de vulnerabilidade. A equipe do CRAS I de Ubajara, conta-se atualmente com doze funcionários comprometidos com o trabalho voltado ao acolhimento das famílias.

  • 1 – Coordenador;
  • 2 - Assistentes Sociais;
  • 1 - Auxiliar administrativa;
  • 2 – Agentes sociais;
  • 1- Facilitadora social;
  • 4- Orientadores sociais;
  • 1-Auxiliar de serviços gerais;
  • 1- Vigia.

     A Assistência Social vem buscando articular a rede de serviços socioassistencias locais e demais políticas setoriais, encaminhando as famílias atendidas para rede de serviços, bem como elaborar juntamente com a família o seu plano de emancipação. A sua missão é atender de forma integral as famílias e indivíduos em situação e vulnerabilidade social, e por meio de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica, com vistas ao empoderamento, autonomia e qualidade de vida. Atualmente a atuação o CRAS no nosso município vem promovendo acompanhamento socioassistencial das famílias na área de abrangência do CRAS.

                                       

2- OBJETIVO INSTITUCIONAL

2.1– NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS

De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) os serviços socioassistenciais são atividades continuadas que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população, com ações focadas no atendimento das necessidades básicas.

Com esse contexto o CRAS I de Ubajara, busca prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade de risco social no município, por meio do desenvolvimento de potencialidades e de aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação de acesso aos direitos de cidadania.

O CRAS tem por sua função assegurar o processo de inclusão social das famílias em situação de vulnerabilidade social, através de um conjunto de ações socioassistenciais articuladas entre o poder publico e a sociedade, baseando-se na Política Publica de Assistência Social com objetivos de prover o acompanhamento sócio assistencial de famílias nas áreas de abrangência, capacitá-las para o processo de autonomia e emancipação social fomentando seu protagonismo através de geração de emprego e renda, palestras e oficinas enfatizando a importância de ter um comprometimento profissional. Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações, atuar de forma preventiva evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco, possibilitar o desenvolvimento de atividades de lazer e cultural proporcionando a troca de experiências, fortalecendo a identidade cultural da população. Ainda desenvolver atendimento as famílias registrando as demandas e encaminhando-as para os serviços sociais ofertados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (524.4 Kb)   docx (453.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com