TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO SOCIO-INSTITUCIONAL DO CRAS DE ITAÚNA

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 7

CARACTERIZAÇÃO SOCIO-INSTITUCIONAL DO CRAS DE ITAÚNA

DESENVOLVIMENTO

Caruaru é município brasileiro do estado de Pernambuco, na região nordeste do país. Ocupa uma área de 928,1 km quadrado, com população estimada de 314.951. Pertence a mesorregião do agreste de Pernambuco e a microrregião do vale do Ipojuca. Fundado em 18 de maio de 1857.  Na capital do Agreste a população feminina é maior que a masculina assim como na maioria das cidades. As mulheres de Caruaru somam 165.080 e a masculina 149.146. A população urbana cresceu para 278.098 pessoas, já a população rural é de 36.853 pessoas.

Atualmente o município possui 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os quais estão distribuídos entre a zona urbana e rural.  Na área urbana estão localizados nos bairros de João Motta, Salgado, Bonança, Rendeiras e Centenário. Na área rural temos os CRAS dos sítios Taquara, Xicuru, Pau Santo, Malhada de Pedra e Itaúna, este último será a unidade campo de estágio.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaúna é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, é administrada pela Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais. Localiza-se Vila Itaúna, zona rural do município de Caruaru.

A unidade funciona de segunda a sexta, das 08h00minh às 17h00minh.  É responsável pela área de abrangência do 2° distrito de Caruaru que possui uma população de 12.996 (doze mil, novecentos e noventa e seis) pessoas, sendo estas distribuídas Juá, Lages, Cachoeira Seca, Riacho Doce e Rafael, ocupando uma área territorial de 392,6687km. por 73 (setenta e três) sítios e seis povoados: Malhada de Barreira Queimadas,

Desenvolve um trabalho social que consiste em atendimento particularizado e em grupo com avaliação socioeconômico, visita domiciliar, escuta qualificada, busca ativa e encaminhamento a rede especializada de proteção social e do sistema de garantia de direitos, bem como proporciona e viabiliza o acesso a programas de Transferência de renda, benefícios eventuais, oficinas de geração de renda e cursos profissionalizantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

A unidade também desenvolve atividades voltadas para os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos que acontecem uma vez por semana de acordo com o seguinte cronograma: quartas e quintas-feiras, grupo de 06 a 15anos; quartas-feiras, grupo de mulheres (PAIF); sextas-feiras grupo de idosos (PAIF).

A infraestrutura da unidade compõe-se em uma edificação térrea com uma sala para recepção, duas salas para a equipe profissional, uma brinquedoteca, uma cozinha, um banheiro e um quintal.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 A unidade do CRAS Malhada de Pedra fornece os seguintes programas, projetos, serviços e benefícios : o Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, PAIF e Programas de Fortalecimento de Vínculos, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Programa Bolsa Família e benefícios, como grupo de convivência de idosos e entrega de pão e leite.

O CRAS é uma instituição de alta importância para a população, especialmente para a população carente ou em situação vulnerabilidade social.

Quanto à Proteção Básica Social ela tem como objetivo:

[...] prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se á população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social (discriminação etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras) (BRASIL, 2005, p.33).

A equipe de referência do CRAS de Itaúna é constituída por profissionais com responsabilidades na gestão territorial da proteção básica. Composto por:

  • 1 coordenador com nível superior, o qual é responsável pela articulação, monitoramento e registro de ações, mantendo diálogo e definindo com a equipe a sistemática dos serviços;
  • 2 Assistentes Sociais responsáveis pelo setor de serviço social;
  • 2 Psicólogas responsáveis pelo setor de psicologia;
  • 1 Agente Social responsável pelo suporte a equipe técnica do CRAS;
  • 1 Auxiliar de Serviços Gerais que cuida do ambiente, prezando a higiene local;
  • 1 Professor de informática responsável pelos cursos de informática ofertados pelo serviço;
  • 1 Cadastradora do CadÚnico responsável pela atualização e novas inserções no serviço;
  • 1 motorista responsável pela locomoção da equipe.

O assistente social desempenha suas competências e atribuições, com amparo no Código de Ética, o Projeto Ético Político Profissional, que é constituído pela Lei que Regulamentadora da Profissão (Lei n° 8.662/93), bem como pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social.

O Projeto ético-político visa garantir a capacidade de discernimento crítico em análises a fim de buscar, compreender, explicar, criticar e problematizar a realidade em um âmbito institucional, se posicionando eticamente e politicamente diante da questão social, devendo conduzir atendimentos, planos de trabalho, projetos e demais intervenções comprometidas com questões éticas que garantam a qualidade dos atendimentos. Para uma prática profissional de acordo com o projeto ético-político o assistente social deve está ciente de todos os aportes legais, bem como permanente renovação de conhecimentos, assim adquirindo uma postura que permita privilégios para ambos os lados, não ferindo os direitos dos usuários e muito menos o posto de trabalho.

O trabalho desenvolvido pelo assistente social consiste no acolhimento e atendimento com escuta qualificada individual ou em grupo, identificando suas necessidades e ofertando orientações a esses indivíduos e famílias que se encontram em vulnerabilidade social, preenchimento de cadastro, visita domiciliar e acompanhamento familiar, elaboração de relatórios, estudo social, encaminhamentos para o sistema de proteção e garantia de direitos, articulação com a rede socioassistencial, viabilização de benefícios assistenciais, eventuais e de transferência de renda, orientações e elaborações de projetos a serem executados nos grupos do PAIF, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com