TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caras Pintadas

Dissertações: Caras Pintadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

.

QUEM SÃO OS “CARAS-PINTADAS” DE 2013

Nos meses de junho e julho deste ano, as ruas brasileiras foram tomadas pela multidão, momento este em que a imprensa e a população mundial voltam seus olhares para o território brasileiro, pois o País também é sede da Copa das Confederações nesse período. As manifestações iniciaram em Porto Alegre, espalhando-se para as demais capitais e cidades do interior. O aumento da tarifa em 20 centavos e a má qualidade do transporte público foram às pautas iniciais, ao se estenderam para outras cidades e com a repressão às manifestações, motivaram a população a protestarem contra a corrupção, a violência e a falta de transparência e pedindo por paz, direito a manifestar-se, diminuição dos impostos, fim da impunidade, melhoria nos serviços públicos, bem como, saúde e educação. Em meio aos manifestantes, algumas frases ganharam destaque, passando também para as redes sociais; entre elas estão: “Não é só pelos 20 centavos” e “Não queremos violência”.

A internet tem sido uma ferramenta importante de divulgação das manifestações. O Instituto Methodus realizou um levantamento em Porto Alegre com os participantes dos protestos e constatou que, 62,12% dos entrevistados souberam das manifestações pelo Facebook. Outros meios de comunicação, como televisão, rádio, internet em geral ou por meio de amigos tiveram representações menores. Outros fatores importantes que o instituto identifica é a faixa etária e a escolaridade das pessoas consultadas, expressos nos gráficos abaixo:

Edição do Infográfico: Briana Klaus

As manifestações que levaram grande número de pessoas às ruas chegaram até 700 mil no Rio de Janeiro e em São Paulo, deixando todos perplexos – políticos, imprensa, governos e analistas – com a proporção que as manifestações tomaram. Ações como essas não ocorriam desde 1992 com o impeachment do ex-presidente Collor, momento em que os jovens organizaram passeatas por diversas cidades do País, pintando o rosto em primeiro momento de preto em forma de protesto contra a corrupção e em manifestações seguintes, de verde e amarelo, com expectativa de êxito quanto ao impeachment. Logo foram identificados como o Movimento dos Caras-Pintadas por tomarem as ruas, surgindo os “Caras-Pintadas”.

Os atores sociais das manifestações de 2013 na maioria são jovens, se caracterizam em alguns lugares pelo rosto ou outra parte do corpo pintada, por vezes de preto e por outras de verde e amarelo em forma de denúncia e reivindicação. O levantamento feito pelo Instituto Methodus mostra que 49,2%, tinham até 24 anos e 32,4% tinham entre 25 a 39 anos. Embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tenha por definição que a população considerada jovem no Brasil seja formada por pessoas com idade entre 15 a 24 anos, podemos dizer que um número considerável dos manifestantes que foi às ruas são jovens e adultos com até 39 anos de idade e ensino superior.

A internet ganhou destaque nas manifestações ocorridas desde junho, não somente pela forma como se deu a veiculação das informações, mas pela maneira como foi manuseada para divulgar as ações nas diversas cidades, tanto do interior quanto das capitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com