TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlos Benedito. O que é sociologia

Resenha: Carlos Benedito. O que é sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Resenha  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  557 Visualizações

MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38ªEd.Brasíliense, São Paulo, 1994.

Introdução

“Como compreender as avaliações tão diferentes dirigidas com relação a esta ciência (a sociologia)? Para esclarecer esta questão, torna-se necessário conhecer um pouco de sua história” (p. 03).

“(...) a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, que na sociedade capitalista apresentam-se de forma divergente, influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociológico” (p. 04-05).

Capítulo primeiro: o surgimento

“O seu (a sociologia) surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso” (p. 08).

Século XVII - “A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível” (p. 09).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com