TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É SOCIOLOGIA Carlos Benedito Martins

Trabalho Escolar: O QUE É SOCIOLOGIA Carlos Benedito Martins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  3.422 Visualizações

Página 1 de 5

Transcrição

Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais. (9 Pg2)

O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra. (9 pg2)

O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. (10 pg2)

A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc. (15 pg4)

O surgimento da sociologia, como se pode perceber, prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas. Mas outra circunstância concorreria também para a sua formação.

Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento. As transformações econômicas, que se achava em curso no ocidente europeu desde o século

XVI. (15 pg4).

Data também dessa época a disposição de tratar a sociedade a partir do estudo de seus grupos e não dos indivíduos isolados. Essa orientação estava, por exemplo, nos trabalhos de Ferguson, que acrescentava que para o estudo da sociedade era necessário evitar conjecturas e especulações. A obra deste historiador escocês revela a influência de algumas ideias de Bacon, como a de que ë a indução, e não a dedução, que nos revela a natureza do mundo, e a importância da observação enquanto instrumento para a obtenção do conheci mento.(18 pg5)

A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista. (22 pg6)

O objetivo da revolução de 1789 não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados, e ao mesmo tempo promover profundas inovações na economia, na política, na vida cultural etc.(23 pg7)

“Entendo por física social a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos

sociais, segundo o mesmo espírito com que são considerados os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, submetidos aleis invariáveis, cuja descoberta é o objetivo de suas pesquisas”(30,31pg9)

Esta sociologia de inspiração positivista procurará construir uma teoria social separada não apenas da filosofia negativa, mas também da economia política como base para o conhecimento da realidade social. Separando a filosofia e a economia política, isolando-as do estudo da sociedade, esta sociologia procura criar um objeto autônomo, "o social", postulando uma independência dos fenômenos sociais em face dos econômicos. (31pg9)

Envolvendo-se desde o seu início nos debates entre as classes sociais, nas disputas e nos antagonismos que ocorriam no interior da sociedade, a sociologia sempre foi algo mais do que mera tentativa de reflexão sobre a moderna sociedade. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um desejo de interferir no rumo desta civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.(32 pg10)

RESUMO

O surgimento da sociologia ocorreu num contexto, que coincide com os momentos de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. O surgimento da sociologia foi influenciado com as revoluções industriais, a revolução representou o triunfo da indústria capitalista, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.

A transformação da atividade artesanal em Manufatureira e, por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência.

As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade.

Um dos fatos de maior importância com a revolução industrial é o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista.

As manifestações de revolta dos trabalhadores formaram diversas fases, como a destruição das máquinas e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos.

A sociologia constitui em certa medida uma resposta para às novas Situações colocadas pela revolução industrial.

Os iluministas, enquanto ideólogos da burguesia, que nesta época posicionava-se de forma revolucionária, atacaram com veemência os fundamentos da sociedade feudal os privilégios de sua classe dominante e as restrições que esta impunha aos interesses econômicos e políticos da burguesia. A intensidade do conflito entre as classes dominantes da sociedade feudal e a burguesia revolucionária que leva os filósofos, seus representantes intelectuais, a atacarem de forma impiedosa a sociedade feudal e a sua estrutura de conhecimento, e a negarem abertamente a sociedade existente.

Os iluministas insistiam numa explicação da realidade baseada no modelo das ciências da natureza, nesse período era influenciado por newton com seu modelo de observação na experimentação e na acumulação de dados.

O objetivo dos iluministas, ao estudar as instituições de sua época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, que atentavam contra a natureza dos indivíduos e, nesse sentido, impediam a liberdade do homem.

Envolvendo-se desde o seu início nos debates entre as classes sociais, nas disputas e nos antagonismos que ocorriam no interior da sociedade, a sociologia sempre foi algo mais do que mera tentativa de reflexão sobre a moderna sociedade. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um desejo de interferir no rumo desta civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.

Opinião

Em uma sociedade onde o mais forte sempre vence, e os mais fracos são obrigados a acatar certas determinações a eles expostas, a sociologia vem para dar um certo equilíbrio na situação, pois, com a industrialização e o trabalho escravo onde eram obrigados a trabalhar por doze horas, homens, mulheres e até mesmo as crianças e o ganho não era proporcional ao trabalho, começou a aumentar a criminalidade e por esse motivo alguma coisa tinha que ser feito.

Por isto, a importância da sociologia, para que se tenha uma sociedade mais justa entre empregado e patrão e consequentemente tentar diminuir a prostituição, os crimes e até mesmo os suicídios que assombram grande parte da população.

...

Baixar como  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »