TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resnha do livro "o que é sociologia", de Carlos Benedito.

Por:   •  11/10/2015  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.453 Visualizações

Página 1 de 2

O livro de Benedito, como o próprio nome sugere, vem tratar aos interessados sobre o que é sociologia. Embora, com esse titulo, possa parecer uma mera obra conceitual, ela possibilita ao leitor um passeio pela Historia da sociologia, sendo esta conceituada de forma prática. Pois, para entender tal ciência, o autor assegura que é preciso atentar toda sua trajetória através da historia. Ao longo da obra, Benedito da importância a muitos sociólogos e seus trabalhos. A obra é dividida em três capítulos, cada capitulo dedica-se a uma parte da trajetória.

 O primeiro capítulo, intitulado O surgimento, trata justamente do que levou a sociologia a existir. O autor constata que foi por necessidade. Pois seu surgimento deu-se num contexto especifico no século XVIII, com a revolução Industrial e Francesa (a dupla revolução), o que abalou a sociedade da época.  Assim Benedito instrui que a sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual as novas situações colocadas na sociedade. Pontua acerca da afirmação de Durkheim que “Era necessário funda-la sem demora”. Percebe-se por esta afirmação que a sociologia surge com interesses práticos. O autor também comenta que a palavra sociologia aparecera por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela a revolução que a precipitam e a tornam possível.

O segundo capítulo, recebe o nome de A formação. Neste, Benedito dá ênfase aos pioneiros da sociologia, que se manifestaram preocupados com o bom funcionamento da sociedade. Dentre esses vários autores que ele cita, Saint Simom (1760-1825) se destaca sendo considerado, nas citações de Durkheim, o verdadeiro pai da sociologia. Quanto à própria sociologia de Durkheim, o autor reconhece que esta é decisivamente importante para a sociologia contemporânea. Esta parte do livro mostra (sem negar o valor de certos acontecimentos) que a formação da sociologia constitui-se por meio das obras dos que estruturam as bases dos pensamentos sociólogo.

Por fim, o terceiro capítulo, denominado de o desenvolvimento, evidentemente descreve como se desenvolveu a sociologia ate os dias de hoje. Benedito observa que isto aconteceu com a existência de uma burguesia que procurava intensamente (mais do que no tempo atual) assegurar sua dominação. Lembra que, o desenvolvimento da sociologia na segunda metade do século XX foi profundamente afetado pela eclosão das duas guerras mundiais. O autor discorre ainda, sobre a profissionalização da sociologia e do sociólogo. Assim, a sociologia já não pode mais ser considerada como um simples aspecto do mundo universitário. Assevera Benedito, que a função do sociólogo é fazer da sociologia um instrumento de transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com