TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlota Joaquina

Artigo: Carlota Joaquina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

O filme Calorta Joaquina relata o período da história brasileira em que houve a vinda da Família Real para o Brasil .

Podemos identificar em algumas cenas acontecimentos que se repetem nos dias atuais.D. João fugia para o Brasil em um momento que os ideais revolucionários iluministas estavam em alta na Europa, ideais de liberdade em relação aos regimes absolutistas e também os ideais de liberdade das colônias de suas metrópoles. Para entender melhor o que desencadeou a vinda de D. João ao Brasil é preciso apenas entender o que ocorria entre as duas principais potências da época, que eram Inglaterra que ostentavam a maior frota marítima da época e a França liderada pelo Imperador Napoleão Bonaparte.

Napoleão não conseguia dominar a Inglaterra decorrente de seu forte poderio militar marítimo, mas já havia dominado vários de seus paises vizinhos. Napoleão, então, fez um bloqueio continental para Inglaterra só que Portugal não podia participar deste bloqueio já que a Inglaterra era seu principal aliado econômico e um de seus principais credores, então Napoleão ameaça invadir Portugal se não cortasse seus laços econômicos com a Inglaterra, então se vendo entre a cruz e a espada Portugal não podendo ser pela França nem pela Inglaterra recebeu uma proposta da Inglaterra que iria patrocinar toda a fuga para o Brasil em um esquema de fuga secreta pela não aceitação da participação do bloqueio, então D. João aceitar a proposta e foge na calada da noite com a Família Real para o Brasil abandonando seu povo.

Ao chegar ao Brasil, ironicamente D. João iniciou o processo de independência da colônia em conseqüência de certas medidas tomadas pelo próprio Rei como, por exemplo, a abertura dos portos retirando a total dependência e exclusividade de comercialização do Brasil com a Metrópole. A criação do Banco do Brasil facilitando o crescimento da economia, fez a primeira universidade brasileira (medicina e cirurgia) e uma série de outras medidas que fizeram brotar os primeiros pensamentos de independência na Colônia.

Em resumo, todo esse processo de instalação da corte Portuguesa no Brasil se fez aos olhares de uma sociedade que via seu Rei como uma figura sem muito prestígio e muitas vezes alvo de chacotas por parte da população, D. João era um Rei sem muita personalidade política e incapaz de tomar suas próprias decisões que o Estado exigia a ele, sendo suas chacotas muitas vezes em decorrente dos inúmeros casos amorosos de sua esposa Carlota Joaquina com nobres, estrangeiros e várias outras personalidades da corte ou mesmo com plebeus e até com escravos. E sua fama se espalhou rápido pelo motivo que todos sabiam que o próprio D. João também estava ciente desses casos amorosos de Carlotas, mas mesmo assim nunca se pronunciava e até mesmo se vingava de seus amantes lhes presenteando com cargos de confiança ou com lotes de terra para que os mesmos fossem para longe de sua esposa, e assim, pelo menos no meu ponto de vista, é o que relata e se passa no filme de Carlota Joaquina.

RESENHA - DESMUNDO

A personagem principal da história é uma das órfãs enviadas pela rainha de Portugal com o intuito de desposarem os primeiros colonizadores no Brasil. Ela é obrigada a casar-se com Francisco Albuquerque e a viver em seu engenho de açúcar. É aproximadamente o ano de 1570. A jovem portuguesa pede um tempo ao marido para que possa vir a cumprir suas “obrigações” matrimoniais. Contudo, ele a estupra, numa das cenas mais revoltantes do filme. Ela se vê obrigada a fugir, e chega próximo aos navios que a levariam de volta a Portugal, mas ali novamente tentam estuprá-la. Isso apenas não ocorre porque seu marido nota sua falta e chega ao local no exato momento do ocorrido. Francisco mata três tripulantes do navio. Diante do fato de ela ter tentado fugir, ele passa a acorrentá-la num pequeno cômodo da casa, onde a única companhia da pobre jovem é uma índia que lhe leva medicamentos para curar-lhe os ferimentos produzidos pelas correntes que lhe prendem os pés. Mesmo sob a ameaça que se voltar a fugir irá ser morta pelo marido, a jovem novamente o tenta: disfarça-se de homem e acaba por cair nos braços daquele por quem se apaixona de verdade, personagem também português.

O aspecto que mais chama a atenção no filme é o português arcaico das falas e, por esta causa, a necessidade de ter de valer-se de legendas para poder compreender integralmente o que é dito. O filme tem em vista se aproximar bastante da realidade da época: o Brasil Colônia.

Adultério: Adultério da princesa Carlota Joaquina

Corrupção: Troca de favores para favorecimento do poder

Modismo: Chegada da princesa no Brasil com turbante na cabeça pela infestação de piolhos e todas as mulheres começaram a usar achando que era moda em Portugal

Assassinato: Crime pacional por ciumes. A princesa Carlota Joaquina assassina a mulher de seu amante.

Hoje em dia a diferença é a tecnologia,vemos que com o mundo globalizado houve muitas mudanças, mas a falta de educação,o preconceito,a ignorância e a crueldade ainda persistem.

O desembarque é feito na Bahia, três meses após a partida.

Seguem então para o Rio de Janeiro. São recebidos por índios,

negros e europeus. A cidade estava preparada para recebê-los.

Casas são tomadas para servir de residências para a Corte.

Assim, a presença da Corte alterou a vida da cidade. Preços

que subiam, casas que se perdiam, etc. Era preciso aprender a

se portar diante dos nobres portugueses. A Inglaterra, através de

Strangford, acompanha tudo de perto. D. João inicia suas obras,

com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com