TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1 - Fundamentos Das Ciências Sociais

Casos: Caso Concreto 1 - Fundamentos Das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  533 Visualizações

A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico

(Caso concreto 1)

• Diferenças entre senso comum e pensamento científico:

- Senso comum: É um conhecimento espontâneo, passado de geração para geração ao longo dos tempos, ou seja, uma herança cultural que tem finalidade prática de orientar a sobrevivência humana.

- Pensamento científico: Se constituiu a partir da instauração de métodos de investigação rigorosos que permitiram a formulação de explicações e compreensão das causas e efeitos dos fenômenos observados na natureza. Por isso, o pensamento científico precisa ter objetividade e neutralidade para suas conclusões.

Exemplos de convicções equivocadas do senso comum:

- É muito comum que se associe a quantidade de espinhas que uma pessoa tem com a quantidade de chocolate que ela consome. Diz o senso comum: “Quanto mais chocolate a pessoa consome, mais espinhas terá”. Entretanto, dermatologistas afirmam que não existe nenhuma associação entre o consumo de chocolate com a quantidade de espinhas. Mais uma vez a ciência derruba uma verdade equivocada do senso comum.

- Na época da escravidão no Brasil, muitos escravos se alimentavam de mangas durante o dia e alguns cuidavam de ordenhar as vacas. Como o leite tinha um valor comercial considerável, os senhores diziam aos escravos que caso comecem manga e tomassem leite, passariam mal e poderiam até morrer. O que não é verdade, já que não tem nenhum fundamento cientifico.

Resposta correta da questão de múltipla escolha:

a) Objetividade e neutralidade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com