TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 4 - Sociologia

Exames: Caso Concreto 4 - Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação prática e teórica

Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:

Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardoso afirmou ?ter um pé na cozinha?, buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, consequentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevista cedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, o renomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno

surpreendeu com a frase: ?Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância?.

Interprete as declarações acima com base nas discussões acerca da atualidade do ?mito das três raças?

Na primeira declaração acredito que realmente foi uma estratégia política, para ganhar votos, daqueles que estão alienados a tudo que a mídia divulga, certamente a opinião daqueles que possuem mais informações sobre o mundo atual, será contraria ao da população “pobre” de conhecimento que elegeu esse candidato. Por isso o jogador Ronaldo fez essa declaração, certamente sentindo-se envergonhado com tamanha falta de caráter e de amor ao próximo, ainda hoje vemos casos graves de racismo em nosso dia-a-dia, é comum ser discriminado por ser “diferente”, devemos prestar um pouco mais de atenção ao nosso redor, a sociedade em que vivemos não possui três raças, e sim uma mistura de varias raças e de varias culturas.

Questão de múltipla escolha:

Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:

1. Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre.

2. Gobineau e Sério Buarque de Holanda.

3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.

4. Gilberto Freyre e Gobineau.

5. Gobineau e Darcy Ribeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com