TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 5 - Sociologia

Casos: Caso Concreto 5 - Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

• Teológico  Os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais, possui três divisões:

o Animismo: Caracteriza-se por dar aos objetos concretos da natureza vida e vontade própria, semelhantes a dos seres humanos. (também chamado de Fetichismo)

o Politeísmo: A vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas.

o Monoteísmo: A vontade de Deus (único) controla todas as coisas e conhecimentos.

• Metafísico  Os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades sobrenaturais.

• Positivo  Busca sobre conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É a soma dos outros dois estágios.

QUESTÃO OBJETIVA;

RESPOSTA CORRETA (C)

O mito das três raças consiste na miscigenação entre brancos, negros e índios, Formando assim uma sociedade mestiça e homogenia. De acordo com o mesmo, não deveria existir preconceito na sociedade brasileira, todos somos iguais, moral e materialmente, independente da cor.

O Mito das Três Raças idealiza uma sociedade totalmente diferente da que vivemos, por isso é chamado de mito. A sociedade racista de tempos atuais, não possibilita que negros e brancos, em alguns casos mais extremos, vivam em harmonia.

O caso Ícaro Luis Vidal dos Santos, primeiro cotista negro a cursar a Faculdade Federal de Medicina da Bahia, é um exemplo claro do problema racial. No Brasil, pobres e negros sempre estão em segundo lugar. As chances de vencer são muito baixas, pois o próprio Estado é preconceituoso. Ícaro é um exemplo de perseverança, enfrentou as barreiras e preconceitos buscando um futuro melhor para ele e para sua futura família.

O Mito das Três Raças foi apenas um mito na vida de Ícaro, pois ele também enfrentou os mesmo problemas de discriminação que muitos sofrem. A sociedade não foi igualitária para ele, muito pelo contrário, a sociedade foi sempre muito mais segregadora.

QUESTÃO OBJETIVA

LERTRA CORRETA (A)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com