TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenario Empresarial

Ensaios: Cenario Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Contabilidade basica 4

2.1 Conceitos contabeis 4

2.2 PRINCIPIOS CONTABEIS 5

3 Introdução ao Direito Publico e Privado 6

3.1 Capacidade Civil 6

3.2 Requisitos para Constituir uma Empresa 6

3.3 Responsabilidade do Contador 7

4 MATEMÁTICA 8

4.1 Relevância da Matemática 8

5 Fundamentos da administração 9

5.1 Meio ambiente e as empresas 9

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O tema apresentado no trabalho tem como objetivo desenvolver o aprendizado, e ao mesmo tempo, incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos para lhe auxiliar durante o curso, tendo como foco as matérias de contabilidade básica que mostrará os conceitos fundamentais da contabilidade, bem como seus princípios, auxiliando no entendimento do leitor, a matéria de introdução ao direito publico e privado mostrando aspectos jurídicos como capacidade civil, requisitos para a formação de uma empresa e também a responsabilidade do contador com a empresa, já a matemática irá abordar a sua relevância para o profissional contábil, bem como sua utilidade na empresa, e por ultimo como a contabilidade pode ajudar na organização de uma empresa, considerando os fatores ambientais.

2 CONTABILIDADE BASICA

Aqui você encontrara alguns aspectos contábeis de fundamental importância para o profissional contábil, bem como alguns conceitos e princípios contábeis.

2.1 Conceitos Contábeis

Os investimentos alteram o patrimônio da empresa, seja nos ativos, passivos ou patrimônio liquido. Ativos é o conjunto de bens e direitos, passivos são as obrigações e patrimônio liquido é a soma de ativos subtraindo-se a soma dos passivos. Os ativos são divididos em circulante e não circulante, o mesmo para o passivo. Dentro do circulante se encontra o que esta disponível para o exercício da empresa, isso também vale ara as obrigações ou direitos de vencimento para o próximo exercício, os que vão alem do próximo exercício entram no grupo dos não circulantes, exercício é o período entre um balanço patrimonial e outro, normalmente usa-se o ano como referencia ao exercício contábil da empresa, ou seja, se fechar o balanço no dia 31 de dezembro, o que tem a receber ou pagar para o próximo ano será o circulante, o que fica alem deste período fica no não circulante, lembrando que o período pode ser determinado para a empresa, pode ser anual como citado, mensal, semestral, etc.

O ativo será sempre de natureza devedora, e o passivo e patrimônio liquido de natureza credora, é feito desta forma pois as contas do passivo e do patrimônio liquido são as origens dos recursos da empresa, ou seja, quem deu créditos para a empresa, e as do passivo será devedora porque elas foram originadas a partir de outras contas, ou seja, elas devem este valor, ou seja, as contas do ativo aumentam com o debito e diminuem com o credito e as contas do passivo e patrimônio liquido aumentam com o credito e diminuem com o debito. O investimento para capital de giro irá entrar no Caixa (Qualquer local que irá receber o valor, pode também ser um banco, etc.), ou seja, o ativo vai ter um acréscimo debitando a conta caixa, e ao mesmo tempo, irá creditar a conta Capital social o mesmo valor que foi investido. O investimento em equipamentos se for usado recursos de sócios, por exemplo, ira acontecer o mesmo que houve com o investimento para capital de giro, irá debitar o ativo na conta Equipamentos e creditar a conta Capital social do patrimônio liquido em valor igual, entretanto se for usado recursos da empresa pode ocorrer de varias formas; compra a vista, credita o caixa em e debita a conta investimentos no mesmo valor, mantendo ativo com mesmo valor, apenas houve uma mudança de contas; compra a prazo, debita a conta Equipamentos e ao mesmo tempo, credita a conta fornecedores em valor igual; compra a prazo com pagamento parcial a vista, credita a conta caixa no valor do pagamento a vista, debita a conta equipamentos no valor total, e credita a conta fornecedores no valor restante. O mesmo esquema da compra dos equipamentos irá acontecer à compra de veículos, entre outros bens para a empresa.

2.2 Princípios Contábeis

Algo importante a deixar claro é sobre regime de caixa e regime de competência, a definição para os dois são as seguintes; regime de caixa é registrado os lançamentos com a data em que foi pago ou recebido; regime de competência é registrado os lançamentos com a data da aquisição da obrigação ou direito. O regime de competência é o mais aceito. Outra coisa importante a lembrar, os bens que são adquiridos serão sempre contabilizados pelo seu valor original, ou seja, mesmo que houver depreciação ou valorização, no balanço constara o seu valor original. Uma situação comum e que deve ser lembrada, muitos empresários tem o habito de misturar as despesas, bens, etc., com os da empresa. Isso não pode acontecer, tem que ser separado o que é do empresário e o que é da empresa, mesmo que seja difícil, é um mal habito que deve ser evitado. Para finalizar cabe lembrar que o balanço patrimonial de uma empresa sempre é a continuação do balanço anterior, através destes é possível ver como anda o desempenho da empresa, se a empresa esta crescendo.

3 INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO

Aqui você encontrará alguns dados importantes ao desenvolvimento do contador, como os requisitos para a formação de uma empresa, a responsabilidade do contador com a empresa e quem é considerado civilmente capaz.

3.1 Capacidade Civil

Absolutamente incapaz é toda pessoa com menos de dezesseis anos, uma criança, por exemplo, não pode ser considerada capaz, pois não tem discernimento suficiente dos atos da vida civil. Também é incapaz a pessoa com alguma enfermidade ou doença mental que não tenha o necessário discernimento para a pratica civil, os que não conseguem exprimir sua vontade.

Entre os dezesseis e os dezoito anos é considerado relativamente capaz, pois já exerce alguns dos atos da vida civil, um dos atos é o voto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com