TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Ajuda à Assistência Social

Abstract: Centro de Ajuda à Assistência Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  Abstract  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

O Centro de Referência de Assistência Social é um equipamento da Proteção Social Básica de base territorial localizado em áreas de vulnerabilidade social. É considerado a porta de entrada dos serviços socioassistenciais. Deve oferecer serviços que atendam a família e o individuo em seu contexto comunitário, mas sem desconsiderar sua singularidade. Sua gestão é responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os serviços oferecidos pelos CRAS estão previstos na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB SUAS).

O CRAS representa um grande avanço no que diz respeito à política de Assistência Social. Não se trata apenas de se referenciar as demandas, o CRAS hoje é uma instituição que atua diretamente com o usuário, através de atendimento individual e grupal, planejando, apresentando e realizando junto aos usuários, ações que visam à emancipação dos mesmos.

O CRAS é a porta de entrada de todo o serviço socioassistencial de proteção social básica do município. Destina-se a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso ao serviço público) e fragilização de vínculos afetivos. É responsável pelo desenvolvimento da atenção integral a família PAIF com referencia territorializado, que valoriza as heterogeneidades, as particularidade de cada grupo familiar, a diversidade de cultura promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A equipe do CRAS deve prestar informações e orientações para a população de sua área de abrangência, bem como, se articular com a rede no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância da exclusão social na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência do CRAS, em conexão com outros territórios.

O cotidiano da instituição é marcado pela expectativa da equipe, no que diz respeito ao surgimento de demandas, no entanto a mesma não possui uma rotina pré-determinada, a procura dos usuários varia tanto no tocante a natureza das demandas, como o número de atendimento diário. O que tem uma rotina bem definida são os encontros dos grupos de convivência e as oficinas de capacitação para futura geração de trabalho e renda, visto que estes têm agendas específicas. O trabalho da equipe técnica é bem intensivo pois se divide em atendimento, acompanhamento, planejamento, articulação e execução, definindo-se melhor em duas frentes: aberto ao atendimento público e o trabalho interno.

Os tipos de atendimento geral têm como principal norteador o PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família.). No entanto, percebi que o principal instrumental ali desenvolvido é o acolhimento, pois é através dele que o usuário é inserido na política de Assistência Social, passa também a conhecer os serviços ofertados pelo o CRAS, pode receber assistência básica assim como pode ser direcionada a sua demanda através do seu referênciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com