TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China Blue

Artigo: China Blue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 2

Documentário – China Blue

Kelly A. Gonçalves – RA 372595

O documentário foi baseado em fatos reais, tirados do diário de uma garota de 17 anos, que saiu de casa para trabalhar em uma fabrica de jeans, para ajudar os pais que moravam em uma pequena cidade da China. Vale ressaltar que foi gravado aas escondidas, sem previa autorização dos chefes de Estado chineses, pois relata e se trata de uma denuncia, do cotidiano de um trabalho praticamente escravo, afinal, trabalhavam por menos de um real por dia, e também denuncia a exploração do trabalho infantil, mostra meninas de 14 anos sendo empregadas com documentação falsa.

As meninas vivem dentro da fabrica, seus dormitórios são apertados, sem espaço algum para o merecido e devido descanso, e ainda pagavam aluguel para ter o direito a viver nesse cubículo. Por suas refeições tinham que pagar também, eram apenas duas por dia, em caso de horas extras, que só começavam a ser contabilizadas após 17 horas consecutivas de trabalho, tinham direito a uma refeição extra, ou melhor, tinham direito a comer um pão com “alguma coisa” dentro, essa não era cobrada.

Vivendo sem água encanada, muitas adoeciam, e para não perder o emprego trabalhavam doentes ou com dores, se não o fizessem eram demitidas sem direito a nada, muito menos o salário do mês.

São apenas crianças, meninas ingênuas e sonhadoras que tem que lutas árdua e diariamente pela sobrevivência.

O dono da fabrica explora cada segundo dos trabalhadores, e para mante-los e produzindo sempre mais jeans em menos tempo,

atrasa os salários e os primeiros não são pagos para não irem embora no primeiro mês e contraírem mais divida com alimentação e aluguel.

Todos aceitavam as condições, afinal, na China não é permitido manifestações, muito menos greves.

Pensando um pouco no sistema capitalista em que vivemos hoje, vejo que esse ditador dono da fabrica, que visava lucro o tempo todo, também era explorado pelos paises que traziam as grandes marcas para comprar seu jeans, pois ele não percebia que o verdadeiro lucro não era dele e sim dos paises do ocidente e europeus que apenas usavam sua manufatura de qualidade e barata.

No final, uma menina com seus sonhos doces e bobos, coloca uma carta no bolso de um jeans que ia para os Estados Unidos, isso faz com que a fiscalização da ONU chegue a China, e feche varias fabricas, trazendo nova esperança de vida a crianças que viviam como adultos, sonhando com uma oportunidade digna de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com