TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade De Limeira

Artigo: Cidade De Limeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Passo 1

A história de Limeira se inicia com a exploração econômica do interior do estado de São Paulo, mais precisamente em meados do ano de 1826, o qual marca a fundação do município. Porém compreende também um período anterior a este ano envolvendo inclusive uma lenda que tenta explicar a origem do atual nome da cidade.

Diz-se que no ano de 1781, uma caravana de bandeirantes estava de passagem por Limeira, junto com eles estaria um franciscano, frei João das Mercês, que trazia consigo um picuá de limas as quais dizia curar e prevenir febres.

Mas durante a noite ele começou a se sentir mal, culpando as limas as quais segundo ele teriam sido envenenadas. Acabou falecendo durante a madrugada e no dia seguinte teria sido sepultado ali mesmo, junto de seu picuá, cujas limas ninguém queria comer. Teria então brotado ali uma limeira, nascida das limas do frade. Anos depois o rancho do Morro Azul passaria a se chamar Rancho da Limeira.

A Bandeira Municipal de Limeira, esquartelada em cruz, lembra com este simbolismo, o espírito cristão de seu povo.

O brasão, aplicado ao centro da Bandeira Municipal, representa o governo municipal, e o losango branco onde está contido simboliza a própria cidade, sede do Município; a cor branca é o símbolo heráldico da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade; as faixas brancas carregadas de faixas verdes representam expansão do Poder Municipal a todos os quadrantes de seu território e os quartéis de azul, assim constituídos, as propriedades rurais nelas existentes; o verde simboliza, em heráldica, a honra, civilidade, cortesia, abundância, alegria, e o azul, a justiça, nobreza, zelo, perseverança e lealdade.

O município de Limeira está localizado a 145 km a noroeste da cidade de São Paulo, na Região Administrativa de Campinas, constituindo-se na sede da Região de Governo que tem o seu nome, integrada por oito municípios: Araras, Leme, Pirassununga, Cordeirópolis, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Iracemápolis. A população de Limeira estimada em 2013 foi de 291.749 habitantes.

Fonte: Google Maps, 2014

A economia da cidade é um ponto forte, baseada nos três setores básicos de atividade: primário, secundário e terciário. No setor primário destacam-se a citricultura com a produção de mudas e a cana-de-açúcar, no secundário a indústria de transformação e de tecnologia avançada e no terciário, mais de 3.500 estabelecimentos comerciais e 3.000 prestadoras de serviço.

O tamanho das empresas é bem diversificado, com uma produção bastante variada, incluindo sistemas de freios, rodas automotivas, papel e papelão, embalagens, chapéus entre outros. Limeira tem ainda, a maior concentração de produção de maquinas- ferramenta da América Latina e a maior indústria refinadora de açúcar da América do Sul, porém, um segmento que vem destacando-se no município na década de 90 é o de bijuterias e lapidação de pedras, constituindo basicamente de empresas de micro e pequeno porte, com estrutura de capital social familiar.

a) Alguns dos seus pontos turísticos são:

1) A Gruta da Praça Toledo Barros, Concebida para servir inicialmente como coreto, foi construída na época da 1ª Guerra Mundial como monumento à paz, foi inaugurada em meados de 1920, obedecendo ao projeto de Octavio Monti. Possuem um labirinto traçado sob a cúpula que reproduz um desenho que se encontra em inúmeras representações antigas, principalmente em moedas gregas de Knossos, cunhadas entre os séculos I e VI a.C. Endereço: Praça Toledo de Barros, Centro.

2) O Teatro Vitória, foi construído no mesmo local do antigo Teatro da Paz, como Cine-Teatro Vitória, em 1940. Reinaugurado em 15/09/96, após reforma, com capacidade para 670 lugares, possuindo recursos de iluminação e sonorização, estando, hoje, apto a recepcionar espetáculos de grande porte com media de público de 400 pessoas por espetáculo. No mesmo espaço, funciona a galeria de exposições com vasta programação e ótima freqüência. Endereço: Praça Toledo de Barros, Centro.

3) A Catedral de Nossa Senhora das Dores, antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, construída em 1876 e demolida na década 40. Reconstruída, hoje é sede da Diocese de Limeira. Endereço: Praça Dr. Luciano Esteves.

4) A Capela do Cubatão foi um marco da presença italiana em Limeira, a capela foi erigida em 1927, Ampliada e recuperada, foi reaberta ao público em 1994. Endereço: Av. Campinas s/n. Contato: Capela da Sagrada Família.

5) O Horto Florestal Prof. Andre Franco Montoro, tem uma imensa área verde a 9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com