TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade de Matosinhos

Tese: Cidade de Matosinhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Cidade de Matozinhos

Matozinhos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população aferida pelo IBGE em 2013 era de 36.031 habitantes.

Antigo distrito criado em 1823/1891 e desde 1923 domina o município de Pedro Leopoldo, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 1058 31 de dezembro de 1943 Matozinhos - Minas Gerais - MG

Histórico

Os remanescentes da antiga bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco foram os primeiros habitantes civilizados que chegaram à região onde se localiza o município de Matozinhos. Após a

morte do bravo bandeirantes, seus companheiros dispersos procuraram se instalar, apossando-se das terras ao redor de onde se encontravam. Há vestígios comprovantes de que toda a região fora anteriormente habitada por indígena, muito embora não se conheçam ao certo suas tribos e seus costumes mais característicos. As terras de Matozinhos saíram das que compunham três antigas sesmarias doadas ao tenente José de Souza Viana, a D. Isabel Maria Barbosa de Ávila Lôbo LEITEPereira e ao tenente Antônio de Abreu Guimarães.

O povoado iniciou-se ao redor da capela do Senhor Bom Jesus, que foi edificada no local onde fora descoberta uma imagem entre ruínas de antigo acampamento. O lugar chamava-se anteriormente Maozinhos, isto em face de sua vegetação que dava a idéia de “pequenos matos”.

Com a descoberta da imagem do Senhor Bom Jesus, este santo passou a ser padroeiro do lugar, e quando o povoado, após alguns anos, foi elevado a freguesia – em 23 de agosto de 1823 – recebeu a denominação de freguesia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, fazendo então parte do município de Sabará. Posteriormente, com a criação do município de Santa Luzia, passou a pertencer a este, com um dos seus distritos mais populosos.

Em 1895 foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Central do Brasil e, em 1908 os efeitos progressistas dessa providência determinaram a criação, no município, da primeira fábrica de tecidos de lã em Minas Gerais, no lugar denominado Periperi. Em 1943, pelo Decreto-lei estadual nº 1 058, criou-se o município de Matozinhos, que é sede comarca.

Gentílico: matozinhense

Formaçao Administrativa

Distrito criado com a denominação de Matozinhos, pelo alvará de 25-08-1823, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Santa Luzia dos Rios das Velhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com