TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia

Artigo: Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Caso4

Aplicação prática e teórica

Questão discursiva:

Leia a reportagem a seguir: ?Antes de pedalar pelas ruas de Amsterdã com uma bicicleta vermelha e um sorriso largo, como fez na tarde da quarta-feira da semana passada, Ícaro Luís Vidal dos Santos, 25 anos, percorreu um caminho duro, mas que poderia ter sido bem mais tortuoso. Talvez instransponível. Ele foi o primeiro cotista negro a entrar na Faculdade de Medicina da Federal da Bahia. Formando da turma de 2011, Ícaro trabalha como clínico geral em um hospital de Salvador. A foto ao lado celebra a alegria de alguém que tinha tudo para não estar ali. É que, no Brasil, a cor da pele determina as chances de uma pessoa chegar à universidade. Para pobres e alunos de escolas públicas, também são poucas as rotas disponíveis. Como tantos outros, Ícaro reúne várias barreiras numa só pessoa: sempre frequentou colégio gratuito, sempre foi pobre ?e é negro. Mesmo assim, sua história é diferente. Contra todas as probabilidades, tornou-se doutor diplomado, com dinheiro suficiente para cruzar o Atlântico e saborear a primeira viagem internacional.? (Revista Isto É, 05/04/2013).

A partir da leitura do texto acima explique em que consiste o ?Mito das Três Raças? e interprete a história de Ícaro Luiz Vidal dos Santos com base nas discussões acerca da atualidade desse mito.

O mito das três raças consiste nas transformações influentes que o Brasil passou adquirir devido o seu período de colonização, essas três raças que o texto cita são justamente a divisão que se daa os povos Europeus ,indígenas e africanos.Essas três raças com todos seus ,costumes ,seus hábitos suas crenças, tiveram grande participação na construção cultura do nosso país.

Por essas diferenças, de cada povos que constrói sua própria cultura ao longo do tempo,pode acarreta preconceitos quando se distinguir raça,cor ,classe social ,religião todos esses preconceitos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da sociedade.

A historia de Ícaro representa de forma nítida as desigualdades sociais que ocorre no nosso país,com a distinção que as pessoas fazem ao se referir em cor ,raça,e religião.Ícaro por apresenta características de pessoas que por muitas vezes são consideradas inferiores pelo um ato de preconceito e descriminação,por ser negro e pobre, muitas pessoas acreditam que esse negro,pobre ,não tem capacidade de crescer e se forma em uma pessoa digna e também que possa ser forma em uma faculdade e exercer a profissão que desejar.

Mas Ícaro mostra que com força de vontade diante de tantos preconceitos e obstáculos as pessoas podemsim, se forma é ter uma vida dignar com melhores condições de vida de forma honesta.

Questão de múltipla escolha:

Há uma "ideologia abrangente" permeando todas as camadas e espaços sociais: "preguiça do índio", "melancolia do negro", a "cupidez" e "estupidez", do branco lusitano, responsáveis, nessa visão popular, pelo nosso atraso econômico e social, indigência cultural e a nossa necessidade de autoritarismo político, fator corretivo básico neste universo social que, entregue a si mesmo, só poderia degenerar. (Roberto da Matta in Relativizando:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com