TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Tecnologia

Artigos Científicos: Ciencia E Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Há muito a ciência e a tecnologia vem remodelando o modo de ser da sociedade, contudo durante maior parte dessa inserção das descobertas científicas e tecnológicas o homem comum não tinha acesso ao processo de transformação de seu estilo de vida, da influência científica em seu modo de pensar, tanto ciência quanto as tecnologias pareciam distantes da realidade prática da maioria das camadas sociais. Com o advento da popularização da internet e dos computadores pessoais, celulares multitarefas, smarthphones, tablets, crianças e adolescentes são alfabetizados digitalmente e tem contato com centenas de novidades científicas e tecnológicas muito antes de entrarem no ensino formal.

" A Educação ambiental: possibilidades curriculares".

A educação ambiental está presente na vida dos seres desde o início de sua existência na Terra, pois, para sua sobrevivência era imprescindível o homem saber relacionar-se com o meio ambiente. De acordo com Donella Meadows (1996) “desde o primeiro o momento em que os seres humanos começaram a interagir com o mundo ao seu redor, e ensinaram seus fi¬lhos a fazerem o mesmo, estava havendo educação e educação ambiental”. Após o processo de urbanização e industrialização a percepção de que a educação ambiental se faz presente em nosso dia-a-dia começou a mudar, o mundo começou um modelo de “desenvolvimento insustentável”, pois não importava o destino dos resíduos químicos, sendo estes da indústria ou das residências, todos eram despejados nos rios, nas matas, no meio ambiente em geral. Devido ao êxodo rural, há crescimento populacional nas cidades ocasionando assim aumento na geração de resíduos, os re¬cursos naturais renováveis são vistos como inesgotáveis, não há nenhuma preocupação com o meio ambiente. A preocupação com o meio ambiente passou a ter maior importância devido a desastres sócio-ambientais que suscitaram o medo e, com isso, começaram a aparecer concepções para um “desenvolvimento sustentável”. Porém convém salientar que antes houve raros manifestos falando dos possíveis danos que poderiam ser causados pelo uso dos recursos indiscriminada¬mente. Um desses manifestos ocorreu em 1854 quando o chefe indígena Seattle enviou uma cor¬respondência ao governo norte-americano que tentava comprar as terras indígenas alertando para as consequências da urbanização desenfreada e sem planejamento.

A escola é fundamental para a formação social do homem e atualmente é importantíssimo que a escola promova informações ambientais que geram maior conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com