TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Ciências Com Enfoque Ciências, Tecnologia E Sociedade - CTS. RESENHA

Exames: Ensino De Ciências Com Enfoque Ciências, Tecnologia E Sociedade - CTS. RESENHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 7

CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma proposta de ensino que tem como finalidade formar o cidadão crítico, que tenha conhecimento necessário das áreas da ciência e da tecnologia conhecendo seu histórico, aplicações, funções, e implicações que têm com a sua cultura, política, economia e meio social.

O texto Ensino de ciências com enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade – CTS, discutiu o uso deste ensino de acordo com artigos, pesquisados pelos autores, internacionais que abordaram as diferentes implicações sobre o tema.

O que se vem a entender, já de início, lendo o texto é que com o ensino de CTS o aluno é capacitado a integrar e compreender, de forma independente, o seu mundo natural (ciência) com o mundo artificial (tecnologia) e o mundo social do cotidiano (sociedade). Pois esse ensino dispõe ao aluno uma aprendizagem que é interligada e contextualizada com o estudo científico, desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento social.

Seguindo a linha de pesquisa dos autores, o ensino de CTS tem como interesse levar o conhecimento aos alunos de forma que os levem a uma participação efetiva em seu convívio social, onde ele possa saber quais são as aplicações da ciência e tecnologia e o desenvolvimento destes, levando em consideração o meio ambiente.

É levado em consideração que o ensino de CTS deve sempre, para o ensino de ciências, dar ao aluno a compreensão de que esta não é verdade e acabada, que novas descobertas surgem a cada dia sendo a maioria contradizendo descobertas anteriores, assim o aluno tem a oportunidade de participar de debates e aumentar sua compreensão quanto a ciência.

Para se possa entender as relações da ciência com a sociedade o conhecimento sobre História e Filosofia da Ciência – HFC, torna-se extremamente importante pois dispõe ao aluno a visão da presença da ciência na sociedade em sua totalidade.

Quanto à tecnologia torna-se necessário o estudo desta em relação às necessidades sociais para assim o aluno compreender as implicações do desenvolvimento tecnológico com a sociedade a qual faz parte. Portanto é importante levar em conta o envolvimento da tecnologia com as atividades humanas, principalmente por envolver sistemas de símbolos, instrumentos e máquinas, que como intuito têm a construção de obras e produtos para a sociedade. O estudo envolvendo a tecnologia leva em consideração o aspecto cultural, o aspecto organizacional, o aspecto técnico e, também, o sistema sociopolítico e problemas sociotecnológicos, para o maior compreendimento de sua prática.

Para o estudo envolvendo a sociedade o aluno é levado a perceber o poder de influência que sobre a sociedade como cidadão, seja participando democraticamente no seu meio social, expressando sua opinião, compreendendo a atuação do poder legislativo e refletindo sobre problemas ético-sociais. “No ensino de CTS, deve existir uma ênfase na cidadania, ao preparar estudantes para o seu papel em uma sociedade democrática vinculando o ensino de CTS aos direitos do cidadão e sua participação na sociedade democrática, vinculação essa que é também apontada pela maioria dos artigos de CTS revisados” (Santos and Schnetzler, ?).

O CTS, de acordo com os autores, poderia ser parte do currículo escolar, onde o tema central a se tratar seria a Ciência no contexto social, pois trataria a inter-relação das explicações científicas, dos planejamentos tecnológicos e das soluções de problemas com a tomada de decisão dos alunos vinculada a temas sociais importantes. Com isso diferencia-se o ensino de CTS com o ensino Tradicional, pois este último visa, tão somente, o ensino da disciplina em si sem maiores abrangências das implicações com a vivência do aluno.

O ensino de CTS tem como aspecto a interdisciplinaridade dos estudos por abranger mais de uma área para determinado conteúdo abordado em sala de aula. Sendo o ensino de CTS é também uma ferramenta de motivação, pois abre uma visão do uso do que se aprende em sala de aula com a vida real. No entanto, o ensino de CTS não deve se ater a somente esta ferramenta, pois os estudos, principalmente científicos, devem ser abordados de maneira contextualizada sem ser redutivo, e deve levar o aluno a compreensão e construção do conhecimento científico e técnico-científico aplicado ao seu meio social.

Outro tema, que mais tarde viu-se a importância de tratá-lo, é o do Meio Ambiente, pois com ele os alunos abrangeriam os conhecimentos, adquiridos através do CTS, tendo assim uma visão mais crítica, reflexiva e consciente em relação ao seu meio social e no que, em base de seus conhecimentos, implica no meio ambiente. Nesse caso é sugerido o ensino de CTSA – Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

Além do desenvolvimento em áreas científicas e o desenvolvimento como cidadão, muito discutido no texto, o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão a serem tomadas diante a problemas reais também é importante, uma vez que implica relacionar os aspectos sociais, tecnológico e sociais. Incentivar o aluno a ingressar em assuntos políticos e sócioeconômicos de seu interesse e da sociedade. Deve-se então desenvolver adaptabilidade e a flexibilidade em seu convívio com demais. E, também, incentivar o aluno a contestar e ir atrás do conhecimento quanto aos fatos de seu cotidiano. Além de incentivar o interessa do aluno voltado à ciência e tecnologia.

Quando o texto volta-se para o ensino de Química, são apresentados projetos onde se trabalhou o ensino de CTS voltado aos objetivos do conhecimento químico. Entre os projetos apresentados estão Cepup – Programa de Ensino de Química para Entendimento Público, Projeto de Química da Escola de Ciências da Academia Australiana, Chemcom – Química na Comunidade, entre outros, todos voltados a formação do aluno como conhecedor da ciência, cidadão consciente e participativo na sociedade a qual está inserido. Que saiba discutir as implicações e desenvolvimentos dessa ciência em sua sociedade. Que saiba quais são as relações da Química com a política e economia, abrangendo também a tecnologia.

Esses projetos também abordaram questões ambientais, éticas, sociais e culturais, e, principalmente, a relação de toda a abordagem com a capacidade de tomada de decisão do aluno. Sendo que é importante abordar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com