TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Sociais

Casos: Ciencia Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Para tornar a vida humana no planeta sustentável, as empresas estão sofrendo pressões do mercado de capitais e dos consumidores para alinhar suas práticas aos padrões acordados internacionalmente para a redução das emissões dos gases de efeito estufa. Por isso, especialistas afirmam que não há saída para as empresas a não ser pela inovação.

A inovação no modelo de negócios das empresas em direção à sustentabilidade passa pelo modelo de 5 estágios, desenvolvido por Nidumolu, Prahalad e Rangaswami, em 2009. Esses estágios são:

estágio 1 - atender aos requisitos legais, percebendo-os como oportunidade de desenvolvimento para agregar valor;

estágio 2 - tornar a cadeia de valor sustentável;

estágio 3 - desenvolver produtos e serviços sustentáveis;

estágio 4 - criar novos modelos de negócios; e

estágio 5 - investir em nova geração de plataforma de negócios.

No estágio 1, os padrões de conduta voltados à sustentabilidade devem ser aplicados, segundo a Bovespa, ao conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas, passando por fornecedores, distribuição aos consumidores finais até a fase de pós-consumo. Um exemplo que agrega valor é o Pacto contra a Corrupção e pela Integridade, elaborado pelo Instituto Ethos e lançado em 2006, com o objetivo de combater a corrupção, estabelecendo critérios essenciais nas relações de mercados socialmente responsáveis. Empresas que aderem a esse Pacto agregam valor a sua imagem.

No estágio 2, as empresas passam a reduzir o consumo de recursos naturais não-renováveis (gás, carvão e petróleo) e renováveis (água e madeira). Quando as organizações geram valor atrelado às iniciativas socioambientais sustentáveis na cadeia de valor, percebem as vantagens da eficiência energética e da redução do desperdício, possibilitando a perenidade dos negócios.

No estágio 3, as empresas percebem o hábito e o consumo do cliente, direcionando-se para produtos e serviços ambientalmente amigáveis.

No estágio 4, modelos de negócios sustentáveis incluem novos caminhos para obter rentabilidade com foco no retorno social e ambiental legitimado pelos stakeholders. Desenvolver novos modelos de negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com