TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Sociais

Trabalho Universitário: Ciencia Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual

Lulu Massa foi um operário consumido pelo capital e seu trabalho praticamente consumia sua vida. A Fábrica trabalhava com sistema de metas, sendo assim ela exigia mais de seus funcionários intensificando sua produção e seu tempo de trabalho.

Lulu foi um operário muito dedicado, porém foi também muito hostilizado pelos outros companheiros pelo seu jeito de pensar e de agir dentro da empresa, querendo buscar seus direitos e dedicando sua vida.

Após perder um dedo na máquina, ele adota a atitude crítica ao modelo de exploração, confrontando sua gerência. Os operários acabam contestando as cotas devido aos problemas que eles já estavam passando naquele momento.

Depois de uma greve muito forte, Lulu é demitido, depois de muitas negociações ele consegue voltar para a fábrica, é readmitido voltando a sua linha de produção e se reintegrando ao coletivo de trabalho. Por conta de toda essa ,mobilização operária o sistema de cotas é revisto pela direção de fábrica,onde dessa forma nós podemos caracterizar a estrutura lógica da análise crítica do filme.

Dois pontos importantes do filme:

• produção de mais valia relativa, que é a inovação técnica organizacional do capital

• desvalorização da força de trabalho como mercadoria, degradação do trabalho vivo,que é a saúde do trabalhador,a resistência contingente e necessária.

O Capital consome o trabalho vivo e o mesmo consome a vida, esses dois explicativos demonstram quais são realmente os seus valores. (Baseado nesse filme).

Os traços essenciais do que seria a precarização do trabalho no capitalismo global.

Divergências sociais

Antigamente no mundo não existia moedas. O mercado funcionava através de trocas com alimentos entre muitas outras coisas. Até ser inventado algo padrão para a troca, a moeda.

E com o passar do tempo tudo passou a ser trocado por moedas que adquiriu vários valores.

Ao longo do tempo o valor das pessoas passou a ser menor que o do dinheiro, através das mudanças de sistemas políticos e econômicos, muitas pessoas passaram a ter menos moedas que outras, porem seu valor permaneceu o mesmo.

A diferença da quantidade de moedas que se tinha, gerou diferentes classes sociais, surgindo assim uma imensa divergência social, onde muitos mal tinham o que comer, e outros esbanjavam sem limites.

Atualmente a diferença é gigantesca e as pessoas não têm onde morar e se submetem aos piores trabalhos para sobreviverem. As divergências sociais no mundo se desenvolveram assustadoramente e com a globalização tende a crescer.

De um lado uma sociedade milionária, desfrutando do melhor que a moeda pode oferecer. Mansões da qual há cômodos que nunca foram utilizados, carros de alto valor podendo ser até um para cada ocasião, melhores empregos com salários milionários, muita fartura tanto na mesa quanto no geral. Um mundo rodeado de conforto, luxo, e muita riqueza onde só entra quem pode desfrutar de igual pra igual.

Do outro lado, parece que existe outro mundo. Um mundo rodeado de muita pobreza e miséria onde o ser humano luta pela sobrevivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com