TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Naturais

Dissertações: Ciencias Naturais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE – F.C.S – SOCORRO

PAGS: 75

1. Qual a influência das ideais e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

Suas ideias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como ideia a de que o homem é produto do seu meio social.

2. Como a ideia evolucionista da biologia transporta para as ciências sócias condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entrarem em contato a partir do expansionismo imperialista?

Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros.

3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Os movimentos eram dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades.O estático,era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.

4. Identifique e discuta as características do pensamento positivista presentes neste texto:

“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis às investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade a uma vida principalmente militar e seu destino final não menos irresistível a uma existência essencialmente industrial”.

É um pensamento positivista porque so pode afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada através de métodos científicos válidos já que progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos e dados concretos.

5. Com base nas características do pensamento positivista, analise este texto de Comte:

“Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida à seleção ou à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central.”

O Positivismo surgindo na Europa foi melhor compreendido lá, Comte cursou a filosofia positivista na França, na Inglaterra também um forte racionalismo idealista, com o qual os empiristas ingleses tiveram que travar luta difícil, na Alemanha, o positivismo criou uma lateral ao racionalismo, desenvolvendo inclusive notoriamente a psicologia experimental e as ciências sociais em geral.

6. O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bom e foi retirado de sua obra A multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda a questão a seguir.

“Pelo mesmo fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escada da civilização. Isolado, ele poderá ser um individuo cultivando; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com