TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais 01

Artigo: Ciencias Sociais 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  4.252 Visualizações

Página 1 de 4

Ciências Sociais

Questão 1: Leia o texto a seguir:

Art. 1º A República federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados e municípios e federal, constitui-se em estado democrático de direitos e tem como fundamento:

1. A soberania

2. A cidadania

3. A dignidade da pessoa humana

4. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

5. O pluralismo político

Parágrafo único. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição.

A partir do texto constitucional (CF 1988), podemos concluir que o poder emana do povo através:

A) Dos partidos políticos organizados, legítimos representantes das diferentes classes sociais que são os principais elementos da democracia na atualidade.

B) Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, que assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos da cidadania.

C) Dos programas sociais do governo, que asseguram a liberdade de exercício da cidadania.

D) Da organização dos sindicatos classistas, que garantem a defesa dos interesses dos trabalhadores e consequentemente da democracia.

E) Da liberdade de imprensa que garante a democracia e a participação social de todos nas decisões importantes do pais

Questão 2: A sociologia, enquanto uma ciência social básica, surgiu num especifico momento histórico, relacionada aos efeitos de importantes e processos históricos que colaboraram para o seu aparecimento. Assinale a alternativa correta, que diz respeito aquele momento histórico:

A) A sociologia foi fruto da revolução cientifica que caracterizou o racionalismo no século XVIII.

B) A sociologia surgiu devido a reforma protestante e da influencia das igrejas luteranas e calvinistas, no século XVI.

C) A sociologia foi fruto de grandes transformações decorrentes da revolução industrial e francesa que caracterizaram a afirmação do modo de produção capitalista no inicio do século XIX.

D) Esta ciência foi fruto das grandes navegações e descobertas que no século XVI colocaram os europeus diante da nova realidade devido ao contato com o novo mundo.

E) A sociologia nasceu no século XI, juntamente com as universidades na Europa feudal e em função da ação esclarecedora da igreja.

Questão 3: o renascimento foi caracterizado como o momento em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações , os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comercio se desenvolveram favorecendo qual classe social?

A) Burguesia comercial

B) A aristocracia rural

C) O Campesinato

D) A classe operaria

E) O operariado urbano

Questão 4: o trabalho que sempre foi o meio pelo qual o homem se relacionou com a natureza e com os outros homens, é individualmente percebido como algo sobre o qual o trabalhador não tem controle. O trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também do fruto deste trabalho. O trabalho e então percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. A isso. Karl Marx dá o nome de:

A) Ideologia

B) Mais valia

C) Forças produtivas

D) Alienação

E) Meios de produção

Questão 5: A revolução industrial inglesa e considerada um dos eventos mais significativos da história moderna, não só causando profundos abalos nas estruturais sociais, mas transformando radicalmente o modo de organização social. Um dos fatos de maior importância relacionados à revolução industrial é o aparecimento:

A) De uma classe social, o operariado urbano.

B) De uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com