TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

As sociedades são unidas através das relações sociais, não só entre as pessoas, mas também entre as instituições sociais família, educação, religião, política e economia, por estarem interconectadas as instituições sociais, invariavelmente a mudança em uma conduz a mudança em outras.

Palavras chave: Relações sociais, economia e mudanças.

ABSTRACT

The companies are united through social relations, not only between people but also between social institutions the family, education, religion, politics and economics, as they are interconnected social institutions, invariably leads to change in a change in others.

Keywords: social relations, economy and changes.

SUMÁRIO

1 – Introdução............................................................................................................05

2 - A Construção Social da Realidade.......................................................................05

3 - A classe operária vai ao paraíso...........................................................................06

4- Comparações das imagens...................................................................................09

5 - Exploração do Meio Ambiente..............................................................................11

6 – Referências Bibliográficas....................................................................................12

1- INTRODUÇÃO

A interação social trata do conhecimento que rege a conduta da vida cotidiana; para esclarecer esse conhecimento, o método usado é a análise fenomenológica. Essa realidade social da vida cotidiana é dividida entre um indivíduo e outro, num sistema de relação face a face. Essa situação é a única que consegue reproduzir os sintomas e as situações que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos. Como o outro é plenamente real, não se podem esconder as interpretações, os gestos e as “caretas”, principalmente no momento da conversa. Para essa interação é preciso de um sistema de sinais, na vida cotidiana o sistema de sinal mais importante é a linguagem, e sua compreensão é essencial para entender a realidade. A linguagem simbólica é capaz de transcender a realidade, por isso é um de seus componentes essenciais. O universo simbólico é um nível de legitimação, esses processos simbólicos mostram realidades diferentes das que compõe a experiência da vida cotidiana, eles são produtos sociais e tem uma história.

Tudo que é feito pelo homem está sujeito a tornar-se hábito, este fornece a direção e a especialização da atividade humana. Esse processo de formação do hábito precede a institucionalização. A instituição, sendo um fato social, é coercitiva, coletiva e exterior ao homem. Então quando se desvia da ordem da instituição, afasta-se da realidade.

2 - A Construção Social da Realidade

Sociedade

Uma sociedade é um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. (As sociedades são unidas através das relações sociais, não só entre as pessoas, mas também entre as instituições sociais família, educação, religião, política e economia) por estarem interconectadas as instituições sociais, invariavelmente a mudança em uma conduz a mudança em outras. As instituições estabelecem vínculos entre o passado, o presente e o futuro, elas dão continuidade à vida social.

Cultura

Um primeiro problema que nos aparece ao definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdos de conhecimentos. Para o nosso estudo esta definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Deste modo, resumidamente, podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior. Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinada cultura estamos apresentando o ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.

Indivíduo

Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o individuo,sendo o ser humano um produto da interação social. Esta claro que esta afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo nem ai uma concordância de todos os cientistas.

Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o individuo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

3 - A classe operária vai ao paraíso

A princípio, Lulu parece ser o menos indicado para protagonizar qualquer episódio de luta sindical. Ele é o operário-padrão, o stakanovista, que se submete voluntariamente a um ritmo desumano de produção, na tentativa de ganhar um valor extra no salário referente a uma premiação por peça. O movimento sindical local está justamente em luta contra esse sistema de produção por peça, que representa um retrocesso relação à remuneração por tempo de trabalho. Mas Lulu ignora a luta. Pior que isso, presta-se a servir de parâmetro para calibrar a produtividade dos colegas, quando os engenheiros de produção passam a exigir que os demais produzam tantas peças/tempo quanto ele.

Com isso, Lulu atrai a hostilidade de todos, não só dos colegas e dos militantes sindicais, mas também da mulher com quem vive e até de si mesmo. Temos aqui um exame clínico da condição do operário sob o capitalismo. O operário-padrão, sem consciência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com