TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Exames: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

As interações Sociais

Para que haja interação social é necessário que os indivíduos se comuniquem fazendo com que a pessoa influencie e seja influenciada. Para se ter uma base social é necessário a interação. E é ela a responsável pela nossa socialização e personalidade.

Temos vários tipos de relações sociais como: culturais, econômicas, religiosas, políticas, pedagógicas, familiares, etc.

Os Processos sociais Básicos

Processos sociais é a interação repetitiva dos padrões de comportamento encontrados na vida social. O individuo e os grupos se relacionam de diversas maneiras, estabelecendo relações sociais.

Os principais processos sociais são: a cooperação, a competição, a acomodação, a assimilação e o conflito.

Cooperação: uma forma de interação, onde indivíduos ou grupos diferentes trabalham juntos para uma só finalidade. Uns ajudam os outros em um mesmo objetivo.

Temos exemplos de cooperação no futebol, cada um tem o seu papel na equipe, mas ambos trabalham para um mesmo fim: Vencer.

Competição: um individuo entra em conflito direto ou indireto para trazer benefícios a si próprio, tendo seu lado positivo ou negativo, uma disputa por bens e vantagens sociais limitadas em número e oportunidades.

Os indivíduos ou grupos podem competir por alimentos, dinheiro, empregos, prestígios, etc.

A competição apresenta uma utilidade para a sociedade, quando é regulada de um modo formal (leis, regulamentos) ou informal (pelos costumes e tradições).

Conflito: é o processo que ocorre quando a competição ganha um grau de alta tensão social, gerando um conflito. É um processo pelo qual as pessoas procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores.

Reveste-se de atitude consciente, emocional e transitória. Os indivíduos ou grupos em conflito acaba gerando uma rivalidade, criticas e o ódio que leva a um impulso de destruição do adversário. Os conflitos podem ser, raciais, econômicos, religiosos, político, etc.

No Brasil a luta dos posseiros e índios, no Oriente Médio é comum as pessoas morrerem em conflitos terroristas com objetivos religiosos.

Acomodação: uma solução provisória do conflito. Quando num conflito um dos adversários derrota o outro, o derrotado para não correr o risco de ser totalmente liquidado, aceita as condições impostas pelo vencedor. A acomodação só encobre ou provoca a diminuição do conflito, não o elimina.

Assimilação: a assimilação tem o mesmo fundamento de acomodação, difere apenas no aspecto de opinião e pensamento. Quando um grupo social se acomoda a algumas condições impostas por uma sociedade e é influenciada mudando sua opinião pensamento com relação ás mesmas condições possa a ser interação por assimilação.

Temos o exemplo dos imigrantes que são obrigados a aprender os costumes, línguas, seguir as leis de tal país, dentre outras coisas, sem perceber com o tempo ele vai se assimilando com aquela sociedade.

O Poder Social

Um processo importante é a capacidade que os indivíduos ou grupos sociais podem mudar o comportamento de outros grupos, isso acontece quando um membro do grupo decide o que fazer, ele tem o poder.

O poder é a capacidade para afetar o comportamento dos outros. Para o Max Weber, poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social.

Temos três tipos de autoridade: autoridade burocrática e racional ou tradicional.

As manifestações efetivas de alguns pontos de vista, constituem-se na força e influencia.

Denominaremos de denominação ao exercício de poder legitimo, foi o que Max Weber expressou.

Os componentes do Poder

???????????????????????

A estrutura Social

Para que uma sociedade seja formada, precisa de uma estrutura social que forma a estrutura básica da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com