TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE DE OSASCO

Ciências Contábeis

Ciências Sociais

Nome: Denise Bezerra Lima RA: 111483140

Nome: Geyza Clécia dos S. Soares RA: 111375835

Nome: Gisele Souza do Amaral RA: 101087373

OSASCO

2012

INTRODUÇÃO

Segundo pesquisa realizada pelo grupo Interdisciplinar, demonstraremos no decorrer deste trabalho, a relação entre a evolução da Contabilidade e os conceitos de cultura, contexto de surgimento da profissão, pacto social, a relação do individuo e a sociedade, coerção e coesão social nos grupos, processos de institucionalização na sociedade e por fim do poder e política.

A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas, da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A palavra cultura refere-se a vários sentidos, é o comportamento social do grupo. A cultura agrega conhecimentos, arte, moral, tradição social, leis, costumes, aptidões, etc.

A evolução da contabilidade deu-se de acordo com as manifestações das vontades e costumes de terminados grupos sociais, desde o período da pedra lascada até a sociedade atual, a contabilidade sempre foi um meio de auxiliar o controle do patrimônio do homem, já que este sempre necessitou da existência da pose.

A evolução ao longo dos anos levou ao reconhecimento da profissão, isso aconteceu no Brasil em 1770 e à criação do Conselho Federal de Contabilidade e seus escritórios regionais, como forma de normatizar e orientar a atuação profissional dos contadores e técnicos contábeis.

Segundo o filosofo T. Hobbes, o homem era mau por natureza, e sem uma "força maior" (Estado) que policie suas ações, o homem viveria em constantes conflitos. Desta forma, ele entendia que todos os indivíduos deveriam se submeter ao Estado, que com suas leis garantiria um convívio social ordenado. Essa submissão do individuo ao Estado seria por meio do "contrato Social", no qual o individuo teria sua liberdade reduzida como garantia de ordem social. Assim como as demais áreas de atuação, os profissionais da área contábil devem se submeter às leis do Estado, sendo que toda a ação tomada deverá ser baseada em Leis, Estatutos, Constituição Federal, Emendas e etc. O pacto social Brasileiro preocupa-se principalmente na busca do poder inflacionário, investindo na redução da inflação e leis e medidas tributárias, as quais os profissionais da área contábil, assim como os demais profissionais devem atentar - sem.

Assim como todo o conceito de cultura está relacionado com a sociedade, também podemos relacionar à evolução da contabilidade com as relações entre o individuo e a sociedade, sendo que uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto, assim também toda ciência social está pautada na inter-relação dos indivíduos, uma vez que toda relação social pode ser conflituosa e contraditória, mas sempre submetida as normas governamentais.

Coesão social é um termo que representa as forças que mantém os homens juntos em sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com