TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 2

humana devem ser descobertos dentro de 10 a 15 anos. Essas afirmações constam em um livro que será publicado na semana que vem, e no qual Watson escreve que não há motivo algum para crer que "as capacidades intelectuais de povos separados em sua evolução tiveram que evoluir de modo idêntico". Para o geneticista Sergio Pena, professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, há uma relação genealógica entre todas as populações do mundo, incluindo a européia, e a África. A Humanidade moderna emergiu na África há menos de 200 mil anos e só nos últimos 60 mil anos saiu deste continente para habitar os outros: - Do ponto de vista evolucionário, somos todos africanos, vivendo na África ou em exílio recente de lá. Não faz sentido haver diferenças biológicas entre africanos e povos de outros continentes. Na opinião do geneticista, nos últimos 500 anos a África tem sido vítima de um imperialismo europeu impiedoso e selvagem, que criou dissensões entre grupos étnicos e manteve o continente economicamente de joelhos. (O Globo, 19/10/2007).

1-O cientista James Watson estaria inspirado nas concepções no darwinismo social para explicar as diferenças de evolução entre os povos e raças? Justifique.

Sim, Assim como a teoria do Darwinismo Social, Watson defende a idéia de superioridade entre uma raça e outra predominado assim a mais forte.

2- É correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que as características biológicas determinariam a superioridade de uns povos e inferioridade de outros? Explique.

Não,

Todos somos iguais, o que existe é o PRECONCEITO de algumas pessoas em relação as características biológicas. LEVA a entender que há uma grande diversidade cultural entre as sociedades,mas que são apenas diferenças e não desigualdade geográficas ou biológicas.

Questão de múltipla escolha:

Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE.

O Positivismo de Augusto Comte “...compreende não só uma corrente de pensamento , mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história e uma proposta de reforma da sociedade e da religião”.

UMA VEZ QUE

Pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades em suas especificidades históricas e culturais.

Marque sua resposta de acordo com o código.

A) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.

B) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira.

C) Se as duas afirmativas forem falsas.

D) Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa

E) Se a primeira afirmativa for falsa e a segunda verdadeira.

Atividade– A partir do que foi tratado nesta aula descreva a figura abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com