TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Ensaios: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade

Esta atividade é importante para desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico, especialmente para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais.

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Um dos mais importantes agentes de socialização é a Família, pois é o primeiro núcleo de indivíduos em que a criança é inserida, como a família é composta por membros da sociedade ela se torna o primeiro grupo de referencia que a pessoa terá, sendo um meio de aprendizado que ela vai nutrir para seu desenvolvimento e sua vida, segundo Ana Paula de Souza e Mário José Filho nos diz em seu artigo: “O fato de pertencer a um determinado núcleo familiar já propicia á criança noções de poder, autoridade, hierarquia, além de lhe permitir aprender habilidades diversas, tais como: falar, organizar seus pensamentos, distinguir o que pode e o que não pode fazer.” isso nos mostra o quão importante a família é na socialização e na formação do caráter de um individuo, portanto segundo o E.C.A - Estatuto da Criança e do Adolescente toda criança e adolescente tem o direito de ser criado em uma família, mesmo ela sendo substituta, pois o convívio familiar é fundamental no desenvolvimento da criança e do adolescente.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

Bibliografia

- SOUSA, Ana e FILHO, Mário (2008): Revista iberoamericana de education. Editora: Organización de Estados Iberoamericanos.

- http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/238.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com