TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.

Em outras palavras, a sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas; porém essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.

A Sociedade hoje em dia prega muitos valores, bons ou ruins, ela dita moda, ela impregna, não sabemos ao certo muitas vezes como pensar, está ficando frustrada a cada dia que passa, ela não tem dó.

É gente que é preconceituosa, é gente sofrendo, é gente amando, é gente doendo. Podemos ver que o que circunda estas regiões alienadas é o poder que ela tem sobre nós, tanto de influenciar quanto de como fazer a gente pensar e aprender da forma dela.

Num mundo onde tudo é relativizado, não existem mais espaços para tantas influências. O mundo está cada vez mais globalizado, as opiniões formadas hoje são adversas, as pessoas estão cada vez mais se chocando frente a frente, o medo não impõe mais nada. Quando as pessoas se soltam hoje em dia também elas correm o risco de serem expostas ridiculamente ou serem repreendidas, elas não podem muitas vezes expor o que se pensa, nem ao menos explicar ou se abrirem, se por um acaso não são aceitas estas opiniões, elas vão acabando se fechando.

As pessoas por mais que são autênticas e assim se demonstram elas seguem padrões hoje da sociedade pra não se sentirem sozinhas ou afastadas do poder da sociedade, pois dela também precisam. É o tal dos valores criados pela sociedade mesmo, mas não se sabe ainda qual é o certo a se pensar, o que é feio ou bonito, muitas coisas são criadas pelo pensamento humano ou dela por ela mesma.

Ela regulamenta o que é bom ou bonito, o que é feio ou de pouco juízo, mas por outro lado, o que seria de nós sem essas regras, ia ser uma desordem mental, emocional e nos relacionamentos e comportamentos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com