TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  3.866 Palavras (16 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Esta ATPS contém um relatório elaborado pelo grupo a partir de informações e reflexões obtidas por meio de livros, vídeos e documentários propostos pela atividade e pesquisados pelos alunos, para fins de entendimento e compreensão geral sobre as Ciências Sociais, que se trata do estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas.

ETAPA 1

O que é Cultura? No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, etc. Aos olhos das Ciências Sociais, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquiridos a partir do convívio social. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de se expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. As funções da cultura são:

- Satisfazer as necessidades humanas;

- Limitar normativamente essas necessidades;

- Implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Exemplo: Paletó e gravata são incompatíveis com o clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam um ideal de beleza física, etc. O que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.

Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação, etc. Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas, refere-se a aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.

Resumidamente, do ponto de vista das ciências sociais, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade.

O que é Indivíduo? Indivíduo é o ser biológico, que se distingue de Pessoa Social. (Pessoa Social: Indivíduo humano socializado e possuidor de status e papéis.) Não há como pensar em sociedade sem pensar nos indivíduos que a compõem. Ela se dá numa relação de interação, se constrói e se estrutura, economicamente, culturalmente, politicamente... Porque o homem, o indivíduo faz parte dela e se ajusta às suas estruturas organizacionais.

Para Marx, cada indivíduo deve ser analisado de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupos. A idéia de indivíduo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livres escolhas e concorrências, com o surgimento do capitalismo. Tomemos como exemplo, um trabalhador contratado em uma fábrica, que assina um contrato, recebe um salário, deve cumprir um número de horas trabalhadas segundo o que estipula a lei, tem direitos e deveres a cumprir. Neste exemplo, encontramos dois indivíduos distintos, o que produz ou vende sua mão de obra, e o que compra e vende o que é produzido pelo seu funcionário. A princípio é aparente uma semelhança entre ambos. Porém, esta relação se dá sem liberdade de escolha, pois o funcionário nem sempre está feliz com o que faz, mas para se firmar na sociedade e manter-se economicamente, se sujeita a essa condição. Essa situação já está imposta pela sociedade, e essa relação entre os dois, no entanto, não é apenas entre indivíduos, mas também entre classes sociais: operário e burguesia. Eles só se relacionam, neste caso, por causa do trabalho.

O que é Sociedade? Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.

Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuo sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico. Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.). Quando usado nesse contexto, o termo age como meio de comparar duas ou mais "sociedades" cujos membros representativos representam visões de mundo alternativas, competidoras e conflitantes.

ETAPA 2

Sobre o filme "A classe operária vai ao paraíso", de Elio Petri (Itália, 1971).

No filme a personagem é um trabalhador explorado pelo sistema capitalista, que para o mesmo não necessita de uma formação de estudo demorada, neste caso entendido como perda de tempo, pois para o mercado o funcionário não precisava ser culto, na educação a formação era a prática do trabalho ensinado. Cada trabalhador fazia certas tarefas que lhe foram atribuídas e também não tinha contato com os demais. A tarefa em si era só o que o trabalhador precisava saber. As empresas e as fábricas desejavam apenas funcionários que cumprissem todas as regras corretamente: a chegada ao trabalho, o cumprimento dos exercícios, atingir a meta, ser eficiente. Para isso não importava ter conhecimento.

Para o sistema capitalista o que o importava era o lucro, a “mais-valia”, que foi um termo criado por Marx, que no caso é lucro conseguido pelo sistema capitalista. A mais-valia é o valor extra que significa a diferença entre o que o trabalhador produz e o que recebe. No filme eles produzem peças para carros e não têm noção do resultado final. O lucro é muito superior, e isso os define como trabalhadores explorados. Existe a jornada de trabalho, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com