TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Tese: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

Desde criança, cada indivíduo da atual sociedade urbana é direcionado, motivado e influenciado em seu desenvolvimento tendo em vista, de alguma forma, as características do mercado de trabalho e as estruturas do consumo próprias da nossa sociedade. Um exemplo, é a escolha da formação escolar, as opções de aquisição de conhecimentos, a valorização e a carga simbólica emprestada a determinadas atividades, instituições, profissões e marcas de produtos e serviços, tudo isso está inserido numa enorme engrenagem que mantém em funcionamento o sistema político-econômico capitalista neoliberal globalizado que nos envolve. Além disso, esses direcionamentos aparentemente inofensivos apresentam, em algum grau, um incentivo mais ou menos explícito à manutenção do jogo da concorrência empresarial, da competitividade dos espaços de trabalho, da elevação dos padrões e da quantidade de consumo, entre outras coisas. Trabalho e consumo, na nossa sociedade, possuem características interdependentes. Antigamente a sociedade via o trabalho como um conjunto de atividades o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras, e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, e etc.

Na Antiguidade, quem trabalhava eram os escravos e os pobres. Essas pessoas que não podiam pagar os impostos eram submetidas à ação do objeto para causar sofrimento.

A crueldade não terminou tão cedo, estendeu-se até a Idade Média. O significado de “tortura” foi expandido para o desempenho das atividades físicas produtivas dos camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros e profissionais similares. O conceito do vocábulo “trabalho” sofreu reciclagem a partir do Século XIV. Passou a querer dizer: “aplicação de forças e faculdades humanas, talentos e habilidades, para alcançar um determinado fim”. A partir de meados do século XIX, a escravidão começou a diminuir e foi declarada ilegal. Desde então, o trabalho assalariado passou a ser a forma dominante do trabalho.

Em seguida, veio a Revolução Industrial e as máquinas substituíram a força humana. O desenvolvimento científico acionou o progresso tecnológico. Com isso, o ser humano ganhou mais tempo para dedicar-se ao trabalho intelectual.

Neste Século XXI, trabalhar é benefício pessoal e social. Por meio do exercício profissional ético, as pessoas obtêm recursos para subsistência e ajudam os familiares. Além do mais, a tarefa traz benefícios à sociedade.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, e é com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoá-las. Ele faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, e não apenas em si faz com que o indivíduo aprenda a fazer algo com um objetivo definido e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais. Quando a pessoa realiza um trabalho bem feito, também contribui para a sua auto-estima, satisfação pessoal e realização profissional. O trabalho sempre existiu baseando nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver o avanço da vida com as questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com