TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

consumir muito também sabem poupar e reinvestir seus lucros para acumular mais riquezas. Vale ressaltar que o nosso próprio sistema econômico nos leva a isso trabalhar para consumir, por isso que a maioria da população só tem o dinheiro ou a moeda como meio de sobrevivência não podendo assim fazer acumulo de riqueza para procurar melhores condições de sobrevivência, como moradia segura, saneamento, acesso a serviços de saúde melhores, tudo isso além do sistema depende também da administração publica que deve oferecer caminhos para diminuir a desigualdade social, afinal nenhum país desenvolvido apresenta níveis muito pequenos referente a sua pirâmide social. Então podemos dizer que o progresso de um país depende também do progresso de sua sociedade.

Exploração do Meio Ambiente

Diante do documentário, Pajerama, e dos artigos tirados do estatuto do índio listados abaixo e dos argumentos elencados, tomamos ciência do tamanho da falta de responsabilidade, respeito e amor à natureza e ao povo indígena que são os primeiros habitantes do nosso território, tiramos suas vidas, ao tirarmos seu habitat e seu desenvolvimento cultural e familiar. Isso nos leva a pensar como esta sendo nosso progresso ao longo desses últimos anos e como nosso planeta vem sendo castigado, embora tenhamos sentido os efeitos dessa devastação, continuamos a progredir de maneira equivocada e trágica e desumana, ao destruir a natureza e tirar a vida social e cultural dos índios. Em tese a lei da total apoio e proteção, mas na pratica essa lei ficou no esquecimento e no abandono total de sua aplicação.

Art. 1º Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional.

Parágrafo único. Aos índios e às comunidades indígenas se estende a proteção das leis do País, nos mesmos termos em que se aplicam aos demais brasileiros, resguardados os usos, costumes e tradições indígenas, bem como as condições peculiares reconhecidas nesta Lei.

Art. 2° Cumpre à União, aos Estados e aos Municípios, bem como aos órgãos das respectivas administrações indiretas, nos limites de sua competência, para a proteção das comunidades indígenas e a preservação dos seus direitos:

V - garantir aos índios a permanência voluntária no seu habitat, proporcionando-lhes ali recursos para seu desenvolvimento e progresso;

Os pontos críticos: -A falta de respeito para com os povos indígenas.

-O habitat desses povos está sendo invadido pelas grandes metrópoles.

-Nosso estilo de vida consumista capitalista, sem responsabilidade e como é inseguro o nosso futuro.

-Pena que o ser humano está destruindo tudo que ganhou.

-Constatamos a ameaça que nos tornamos para o planeta.

Considerações finais

As ciências sociais é muito importantes para entendermos todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —,compreendemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com