TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Tese: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Como os autores definiram a História?

Os autores resumiram na luta de classes, a estória de exploração. O homem explorado e o explorador, hoje seriam proletariado e burguesia respectivamente. Os autores colocam o governo, nos dias atuais, como um mero comitê para gerir os negócios da burguesia. Mostrando o favorecimento claro da burguesia sobre o proletariado na idade moderna.

2 – Qual o papel da burguesia como classe social?

A burguesia é a classe exploradora nos dias de hoje. A algum tempo atrás ela teve seu mérito. Como uma classe pioneira, que revolucionou a divisão de classes da idade média. Mas sempre através da exploração, nunca pela suas próprias mãos, mas pelas mãos da classe dominada.

3 – Qual o papel e a situação da classe operária no capitalismo?

No capitalismo a classe operaria tem o papel de operários da indústria, muitos que trabalhavam no campo foram submetidos a irem para a cidade a procura de empregos, a situação desta classe era drástica, sempre com muita pobreza, para a própria sobrevivência submeteram-se ajornadas de trabalho cansativas, salários extremamente baixos, e péssimas condições de trabalho, a burguesia os tratavam como matéria, para eles não existia diferença entre sexo ou idade, tornando-os assim presos a indústria e ao capitalismo.

4- Definir as seguintes classes sociais:

Classe Média: A classe média é definida por ele como o profissional liberal. Ele não se apóia em renda para definir a classe, sendo apenas um dos fatores que ajudam a classificar.

Lupim-proletário: são os “marginais” da sociedade, um sujeito respeitado em determinado local, uma espécie de poder paralelo. Saindo daquela comunidade, torna-se apenas “mais um” cidadão.

5 – Explique as diferentes fases da Revolução Industrial.

• A 1ª fase foi o inicio da revolução na Inglaterra em meados do século XVIII, teve um grande impulso do capitalismo industrial que só foi possível graças ao acumulo de capital, teve varias invenções e uso de novos transportes, teve as invenções de maquinas a vapor,o sistema de produção passou de artesanal para industrial, na indústria os trabalhadores recebiam salários baixos e enfrentaram péssimas condições de trabalho não tendo nenhum direito trabalhista, faziam uso de mão – de –obra infantil e feminina e foram em busca de matérias-primas e mercados consumidores na Ásia e na África.

• A 2ª fase teve inicio nos Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX, teve a criação de novas tecnologias e outros meios de transporte (carros, aviões), aprimoraram a tecnologia nas maquinas industriais tornando-as mais eficientes, a produção ficou mais eficiente tendo uma maior produtividade e uma redução de custos, fizeram uso do petróleo e da energia elétrica como fonte de energias principais, e também um avanço na área de telecomunicações (rádios e telefones).

• Já a 3ª fase também teve inicio nos Estados Unidos logo após a Segunda Guerra Mundial (século XX) que é a fase em que vivemos atualmente, fizeram o uso de novas energias (nuclear), desenvolveram a informática que foi adotada por empresas e governos, os trabalhadores tiveram uma melhoria nas condições de trabalho conseguindo os direitos trabalhistas, o capitalismo si fortaleceu ainda mais, o Japão e a Alemanha teve um crescimento econômico passando a figurar como potencias econômicas, desenvolvimento na área da biotecnologia e genética trazendo novos recursos para a área medica e fortalecendo as industrias de medicamentos, após a Guerra Fria veio o desenvolvimento da globalização onde trouxe um novo cenário nas relações econômicas e formas de produção, com o desenvolvimento da Internet o mundo dos comércios e das finanças alavancou, a partir de 1970 veio as preocupações com o meio ambiente causado desde a 1ª fase da revolução industrial e por fim o aumento das importâncias no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com