TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera Sorocaba

CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSORA Ma. CLAUDIA REGINA BENEDETTI

Sorocaba

2012

Sumário

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1 – PASSOS 3 E 4- INDIVÍDUO, SOCIEDADE, CULTURA E SUAS INTER-RELAÇÕES. 4

ETAPA 2 - PASSO 1 E 2- A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO. 6

Trabalho, consumo e sociedade. 6

PASSOS 3 E 4 – QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL? 7

ETAPA 3 – PASSOS 1, 2 E 3: PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO. 9

ETAPA 4 - PASSOS 1, 2 E 3- PAJERAMA: PROBLEMATIZAÇÃO/REFLEXÃO DA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 11

O ser e o meio ambiente 11

A substituição do novo pelo velho 11

O choque cultural 12

CONCLUSÃO 12

ANEXOS 13

Etapa 1- passos 1 e 2- SIGNIFICADOS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo a observação e análise comportamental de indivíduos comuns em suas atividades do cotidiano, podendo assim visualizar ações e reações diante de suas perspectivas de sobrevivência. Para tanto, foi observado e discutido como estas pessoas, individualmente ou em grupos, buscam maneiras de se estabelecerem diante de suas famílias, no trabalho, com amigos e consigo mesmos, a fim de encontrarem um equilíbrio nestas suas relações. A afetação destes indivíduos em seu habitat, a busca pelo enquadramento social e as atitudes tomadas para atingir tais objetivos também foram motivo de observação. Para tanto foram pesquisadas situações reais e imaginárias, que forneceram subsídios para elaboração deste trabalho.

ETAPA 1 – PASSOS 3 E 4- INDIVÍDUO, SOCIEDADE, CULTURA E SUAS INTER-RELAÇÕES.

O indivíduo é a pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade, a sociedade. A sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si, constituindo uma comunidade. A comunidade é formada por um conjunto de pessoas que geralmente vivem no mesmo local, sobre o mesmo governo e possuem a mesma cultura. Segundo Tylor (1871), cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade.

O homem, ao nascer, traz comportamentos inatos, ligados a suas estruturas biológicas, porém, no decorrer de seu desenvolvimento, vai sendo moldado pela atividade cultural que o cerca.

Os pais, ou seus substitutos, trazem dentro de si o sistema social onde foram criados, que é um sistema que existe há gerações e é acentuado através de inter-relações sociais, ou seja, a sociedade, com seus costumes, crenças, valores. O sistema social não esta acima do indivíduo, ele é constituída por este.

O ser humano histórico social desenvolve através dessas relações interpessoais um “eu”, que supõe que este seja um sujeito ativo, que toma decisões e se orienta no mundo, e que tem uma auto-imagem e auto estima que estão relacionadas ao conceito de identidade. É um ser humano que tem o jeito de andar, hábitos de higiene, expressa emoções, e usa instrumentos que adquiriu das relações pessoais com os indivíduos da sociedade que o constituiu.

Nota-se que em sociedade, as relações interpessoais, os valores morais e éticos vão moldando os indivíduos, tornando-os aquilo que eles vêm e que os outros vem, mas de outro lado são esses indivíduos que vão mudando e moldando as pessoas a sua volta, sua cultura, sua moral, pois são serem criativos, intencionais e em constante transformação, ou seja, é uma relação social dinâmica, onde ambos se constroem e se reconstroem.

Até a pouco tempo atrás a cultura era vista como algo separado da mente, ou seja, a mente acolhia, processava e era afetada pelas informações recebidas, mas não se acreditava que era a própria cultura que a constituía, mesmo que parcialmente.

O que se percebe é que para estudar o comportamento humano, para entender as ações e reações de um indivíduo a uma determinada situação, é necessário entender o contexto social que está inserido, quais são suas visões, suas limitações de pensamento e movimento dentro de seu raio de ação, pois indivíduo e cultura estão intrinsecamente ligados, e não se entende um sem entender o outro.

Atualmente nossa sociedade tem demonstrado muitos problemas sociais. Esses problemas são advindos da globalização, tais como o pré-conceito, ocasionado pelo poder aquisitivo, beleza e estudo, e fazem com que muitas pessoas tenham suas dignidades perdidas, ocasionando o sentimento de desproteção. Esse sentimento causa revolta, tais como nós vemos em jornais o vandalismo, revoluções de grande impacto e pessoas fazendo a justiça com as próprias mãos. Para combater este mal é necessário reviver o senso comunitário, ou seja, ter respeito às coisas públicas, e cultivar os valores, vivendo de uma maneira mais flexível, mais tolerante, sempre se respeitando e respeitando aos outros indivíduos formadores de outras sociedades e crenças.

ETAPA 2 - PASSO 1 E 2- A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO.

Objetivo: Refletir sobre o filme e estabelecer um contraponto à leitura realizada sobre o tema.

Trabalho, consumo e sociedade.

Uma das partes integrantes de nossa realidade diária, e que representa o meio através do qual atingimos nossos objetivos materiais é o trabalho remunerado, pois com estes rendimentos temos acesso à alimentação e saúde, dentre outros aspectos.

Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com