TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigo: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto de Ensino Superior Professor Denizard Rivail

Curso de Administração

Disciplina: Ciências Sociais

“A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO”

Manaus, AM

Instituto de Ensino Superior Professor Denizard Rivail

Trabalho apresentado à Professora Luciana Felix do Curso de Administração, 2º período - Universidade Anhanguera/Uniderp, Centro de Educação à Distância – Pólo Manaus, para obtenção de nota parcial da Atividade Prática Supervisionada (ATPS), da disciplina Ciências Sociais. 2ºetapa

CRISTIANE VIANA RA- 7925689690

JANETE LOPES RA- 8332006165

JULIANA BARROS RA- 8321772007

MARCIO ESTRELLA RA- 8308769136

MARIA SOLIMAR RODRIGUES RA- 448078

VITOR RIBEIRO RA-

QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL

QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO

.

Ele conscientiza-se da própria alienação, e paulatinamente se integra na atuação sindical, que culmina na sua readmissão ao emprego. Mas ele não é mais o mesmo operário modelo e não tem mais as mesmas ilusões de realização dentro do consumismo. Lulu tem como base o triple que são: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo, indo parar em um manicômio. É possível perceber de forma espetacular a questão da alienação do trabalho no capitalismo ao observarmos a conversa de Lulú e Militina, onde este, tido como louco e dentro de sua ‘loucura’, lembra-se do questionamento que fazia sobre a utilidade das peças que produziam. O paraíso ao qual Lulu sonha é justamente o mundo capitalista da burguesia, ele gira em círculos com sua raiva, frustração, desânimo, sem saber como encontrar a solução para a existência auto-destrutiva em que vive, e a solução somente será descoberta ao custo de muita luta e sofrimento.

Considerado como um dos clássicos do cinema político italiano dos anos 60 e 70 o filme “A classe operária vai ao paraíso”, nos traz a tona à questão do debate em torno do engajamento dos operários na vida política européia e particularmente, italiana. Lulu personagem principal da trama é um operário padrão e por isso, desperta a ira dos colegas, pois é extremamente produtivo, e tido como exemplo pela direção da empresa, essa busca desenfreada por produzir muito tem um propósito, a tentativa de ganhar um valor extra no salário referente a uma premiação por peça. Algo que o faz até mesmo submeter-se a servir de parâmetros para os demais colegas, os quais deveriam ser tão produtivo quanto Lulu. Depois de sofrer um acidente de trabalho, e na condição de desempregado, o operário é obrigado a encarar sua posição de indivíduo deformado pelo capital, vendedor de força de trabalho, consumidor de mercadorias, incapaz de corresponder à expectativa da família, dos companheiros de trabalho e do capital simultaneamente.

Retiramos dessa trama a atualidade dos temas abrangidos. Exatos 42 anos se passaram desde sua estréia e apesar dos direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo dessas décadas de lutas e reivindicações, dos avanços e desenvolvimento da sociedade e da tecnologia facilitando a vida profissional e cotidiana de todos. Ainda assim vivenciamos as mesmas interações sociais existentes na mensagem do filme “A classe operária vai ao paraíso”.

Iniciemos correlacionando a questão do consumismo, onde o filme retrata Lulu Massa trabalhando à exaustão com a finalidade de consumir, onde seu maior desejo é o consumismo da burguesia da época.

Décadas passaram e percebemos nos dias atuais trabalhadores que dedicam sua vida ao trabalho com a finalidade de consumir os produtos que a sociedade prega como sendo necessários para que se enquadre em certo nível social. Nas duas realidades não é levado em consideração à necessidade do consumo, mas a necessidade de mostrar e de sentir que se pode adquirir determinado bem.

Assunto igualmente atual são os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com