TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Seminário: Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos verificar também que as alianças fazem parte de uma realidade estruturada para manter a relação capital e trabalho dentro de uma ordem econômica e social viável para ambas as partes do sistema. As alianças são estabelecidas em convenções trabalhistas que estipulam metas com cotas e índices, definição de regime de trabalho, custos operacionais, valores de salários e condições de trabalho e capacitação produtiva instalada. Esses fatores estabelecem os limites e as cobranças exigidas nas relações humanas dentro e fora das fábricas, que geram, as vezes, cenários de descontentamento ou de aceitação e envolve o ambiente organizacional num severo clima de competição.

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual

Podemos dizer que, uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas.

Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. Os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está a origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. No decorrer desta socialização é que se desenvolve o sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e a ação independentes.

O conceito de identidade, na Sociologia, é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para que a interação social aconteça, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e da comunicação que se estabelece, deve haver uma modificação de comportamento das pessoas que interagem. A interação social pode assumir diversas formas, que se denominam relações sociais. Nelas, os indivíduos e os grupos se relacionam de diversas maneiras e por meio de interações repetitivas de padrões de comportamento na vida social, que são chamadas de processos sociais.

Entre os principais processos sociais estão a cooperação, a competição, o conflito, a acomodação e a assimilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com