TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

3. Ciências Sociais

As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas cientificas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Em geral, são postas em contrastes com as Ciências Naturais e Exatas, já que essas podem ser avaliadas e quantificadas pelo método cientifico e na área social os métodos utilizados são outros.

Em Ciências Sociais se trabalha muito com o discurso, com as ideias das pessoas. Então a quantificação da informação é possível – existem varias técnicas de analise do discurso que transformam as ideias em dados numéricos, mas de forma diferente das Ciências da Vida e das Exatas. As Ciências Sociais também trabalham com pesquisas quantitativas e mesmo qualitativas que envolvem números.

O termo Ciência impõe a utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para estudar o mundo natural e social.

As Ciências Naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural- físico biológico- utilizando o método cientifico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais. Essas disciplinas abrangem determinados aspectos da realidade natural, dividindo- a em campos de estudo, por exemplo: a química, a física, a biologia e assim por diante.

4. Definição Trabalho

O trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos ou em grupos, com objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras, e com enfoque em varias áreas, como na economia, física, na filosofia, a evolução do trabalho na historia e etc.

O trabalho possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão.

É o trabalho que faz com que o individuo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, e é com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoar. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, e não apenas em si.

4.1 Definições Consumo

São os bens utilizados pelos indivíduos ou familiares. A quantidade de consumo que são comercializados em todo o país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. O bem de consumo é um bem que tem o objetivo de satisfazer as necessidades de consumo de um individuo.

4.2 Definições Sociedade

É um conjunto de seres que convivem de forma organizada, vem do latim societas, que significa “associação amistosa com outros”.

A sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O

Conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

5. Filme A Classe operaria vai ao paraíso

O filme dirigido por Elio Petri. Itália 1971 retrata de uma sociedade após a segunda guerra mundial. O país se deparava com o desespero de operários subordinados a trabalhos escravos por socialistas.

Os protestos eram comuns nas proximidades das fabricas, inúmeros trabalhadores insatisfeitos por causa das baixas condições de trabalho salarial, os operários tinham horário de entrada certo, mas a de saída não.

Os acidentes nos serviços eram vistos com normalidade, as regras nem sempre eram certas ou aplicadas de forma correta, e os funcionários dificilmente tinham apoio.

Com o passar do tempo nestas fabricas os operários estavam quase loucos, por estresse acumulado e saúde debilitada.

A luta era constantemente pelos direitos dos trabalhadores, com aumentos salariais, horas extras remuneradas e descanso estabelecido. A maioria da população começa a aceitar as propostas colocadas pelo capitalismo, onde as propostas dos direitos dos trabalhadores nunca eram aceitas. Naquele período as condições de trabalho eram precárias, a primeira maquina utilizada eram experimentais, os acidentes de trabalho eram comuns, e os operários desprovidos dos equipamentos de segurança sofriam acidentes e não recebia assistência medica.

A revolta dos operários surgiu os primeiros protestos por jornada de trabalho, leis com proibições e horas reduzidas, direito de seguro de acidente do trabalho, incapacidade, velhice e doenças, a luta pelos seus direitos sociais já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com