TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

Reflexão do curta Pajerama:

O curta de animação traz um olhar sobre a verdadeira selva em que vivemos através dos grandes processos de urbanização que passa as cidades pelo olhar do passado representado por um jovem índio.

O documentário Pajerama nos mostra como a modernidade do mundo capitalista está ameaçando o meio ambiente e às culturas indígenas que sempre viveram em harmonia com a natureza.

O filme faz pensar sobre como a sociedade moderna acaba impondo-se sobre nossa vida e acaba transformando, a comunidade indígena é um retrato claro dessas transformações.

No Brasil, por exemplo, antes da colonização esta terra era povoada por índios, quando os colonizadores chegaram impuseram sua religião, sua cultura, subjugando a população nativa, que não tinha voz e nem quem a defendesse.

Ao traçarmos um paralelo com os dias de hoje, vemos que pouca coisa mudou, as populações indígenas estão praticamente dizimadas, as poucas que restaram (protegidas pela FUNAI) lutam para conseguir manter sua cultura viva. Hoje a cidade já chegou a aldeia, trazendo com ela a fome, a miséria, as doenças e etc.

A civilização trouxe a industrialização, e com ela concentração populacional nas cidades. Com a exploração do meio ambiente, os recursos naturais passaram a ser feita de forma intensa com o aumento da população na Terra, a natureza está cada dia perdendo seu espaço e com isso causando um desequilíbrio muito grande ao meio ambiente.

“Só depois da última árvore derrubada, do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come.”

Problema e reflexão do Meio Ambiente:

O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil.

Existem dois tipos de problemas no Brasil: mais conhecidos e também os problemas rurais.

Os problemas urbanos são mais conhecidos porque há uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos.Eles acontecem pela falta de conscientização e também pela falta de educação daqueles que poluem. Exemplos:

Poluição da água: Geralmente, este tipo de poluição é gerado em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas, e muitas delas, trabalham com produtos químicos nocivos, que depois de utilizados são jogados indevidamente fora. O que há de errado é o fato de rios e lagos servirem como local de depósito para esses mesmos químicos. A principal fonte de poluição hídrica é o homem, quer seja através de fábricas, quer seja através de simples gestos de lançar resíduos na água.

O lançamento de esgoto doméstico também é um problema ambiental para ser enfrentado, em muitas cidades, o esgoto não é tratado e é lançado diretamente aos rios, afetando o ambiente onde se encontra o rio, consequentemente, abalando todo um ecossistema.

Mas, quais são as reais consequências da poluição hídrica? A água é um ambiente de vida para muitos seres vivos. Com a poluição e contaminação da água, várias espécies poderão morrer. Além das consequências para as espécies marinhas, são também consideráveis as possíveis consequências para o homem.

A poluição do ar: Gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera .Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição, combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Lixo: Desde o surgimento dos primeiros centros urbanos, a produção de lixo se apresenta como um problema de difícil solução. A partir da Revolução Industrial, com a intensificação da migração dos trabalhadores do campo para a cidade, aumentaram as dificuldades referentes à produção de resíduos sólidos de diferentes naturezas (domésticos, industriais, serviços de saúde, etc), os quais constituem-se atualmente numa das principais fontes de degradação do meio ambiente.

Rurais: A poluição dos mananciais (rios, lagos, águas subterrâneas,...) pode ser causada por influentes líquidos e resíduos sólidos originários dos resíduos domésticos (banheiro, cozinha, lavanderia,...), das atividades agropecuárias (uso de agroquímicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com