TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. Definições de Cultura, Indivíduo e Sociedade ................................................................... 04

1.1 Indivíduo e Sociedade .................................................................................................. 04

2. Aspectos Sociais, Políticos, Históricos e Culturais das Ciências Sociais .......................... 05

3. Desigualdade Social Relacionado aos Fundamentos Sociológicos .................................... 07

4. Situações Cotidianas de Exploração do Meio Ambiente Relacionado aos Fundamentos Sociológicos ............................................................................................................................ 09

Considerações Finais ............................................................................................................ 11

Referências ............................................................................................................................ 12

4

1. Definições de Cultura, Indivíduo e Sociedade

O ser humano é escravo de seu próprio desenvolvimento. Seus hábitos e costumes vão se transformando e se consolidando com o tempo. “Aquilo que ele dá importância muda no tempo e no espaço. O que era importante há duzentos anos para nós pode não ter importância nenhuma atualmente.” A diversidade cultural é, também, resultado do processo de globalização que, com o advento das telecomunicações, contribuiu para a unificação e desenvolvimento de variedades culturais.

O significado do termo “cultura” é problematizado devido ao uso popular da expressão como alguém com mais conteúdo de conhecimentos. Ignorando esse conceito vulgar, devemos considerar o conceito formulado por Edward B. Tylor, que assim afirma: “Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento de crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

“A cultura é característica exclusiva das sociedades humanas. Ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Não há indivíduo humano desprovido de cultura, a não ser aqueles que foram criados e amamentados por animais, sem nenhum convívio humano, como o caso de crianças que foram criadas por lobos na Índia.”

“Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material. A ‘cultura material’ se refere aos aspectos físicos ou tecnológicos de nossas vidas diárias. A ‘cultura não material’ diz respeito ao modo como lidamos com esses aspectos. A cultura não material resiste mais às mudanças que a cultura material.”

1.1 Indivíduo e Sociedade

É importante considerarmos que cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e seus costumes. Não existe uma cultura mais importante do que outra, e sim valores universais, importantes e fundamentais para todas as culturas.

As características que dão personalidade própria a cada indivíduo são resultado de constantes interações desse indivíduo com a sociedade na qual está inserido. “O homem sempre viveu em grupos. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as características que chamamos humanas. O grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social, esta é a visão dentro do campo da sociologia”.

5

Esse processo no qual o ser humano aprende continuamente o modo de vida de sua sociedade, desenvolve a capacidade de lidar como indivíduo e como membro de um grupo é chamado de socialização, é a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive como resultado da interação dessas variáveis.

O processo de socialização é um processo profundamente cultural, no sentido da definição de que cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade.

“A socialização do indivíduo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que o diferencia dos demais e ao mesmo tempo o identificará com o seu grupo social.”

“Cada homem é socializado de tal modo que sua personalidade é ao mesmo tempo muito parecida com a dos outros em sua sociedade e em outro sentido possui diferenças que a tornam única.”

Assim, podemos concluir que o indivíduo, como ser social, adquire hábitos e costumes que se interiorizam e formam sua personalidade em consequência das interações com a sociedade, pelo processo de socialização, contribuindo para o surgimento de sua cultura.

2. Aspectos Sociais, Políticos, Históricos e Culturais das Ciências Sociais

O trabalho sempre existiu baseando nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver o avanço da vida com as questões da evolução o trabalho começou a se sair do controle, pois ao invés de trabalhar para viver o trabalho estava relacionado a acumulo tanto de fortuna quando a de consumo, ou seja, quanto mais trabalhar, mais dinheiro logo consumindo em grande quantidade.

A questão da evolução social transformou tanto o trabalho quanto o consumo gerando uma sociedade frustrada com todos os avanços a qual o trabalho mais o consumo geraram, a humanidade tem a obrigação de trabalhar para seu sustento e sobrevivência, levando o fator trabalho ao extremo, tanto nas empresas, nas ruas ou em casa ou qualquer lugar que se possa ganhar dinheiro através do trabalho.

Essa mistura trabalho, consumo e sociedade foi umas das causas a qual mexeu com todo o planeta levando as grandes guerras e desastres naturais tudo isso mas a obsessão do ser

6

humano levar ao caos e desordem pelo resto do futuro Capitalista. Na medida em que o trabalho direto, feito com esforço físico vai sendo suprimido em decorrência da expulsão do homem da atividade produtiva direta pela máquina, passa a existir um processo em prol da atividade de cuidado sobre a máquina, em função do que cresce em importância a atividade de controle. A grande maioria das pessoas embora ainda em espaços específicos, já não trabalha na produção, e sim na programação, na organização e no controle da produção. Passou haver uma certa passividade que o controle da produtividade e do desempenho de cada um era a medida quantitativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com