TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

ali recursos para seu desenvolvimento e progresso;

Os pontos críticos: -A falta de respeito para com os povos indígenas.

-O habitat desses povos está sendo invadido pelas grandes metrópoles.

-Nosso estilo de vida consumista capitalista, sem responsabilidade e como é inseguro o nosso futuro.

-Pena que o ser humano está destruindo tudo que ganhou.

-Constatamos a ameaça que nos tornamos para o planeta.

Considerações finais

As ciências sociais é muito importantes para entendermos todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —,compreendemos que como indivíduos temos um papel fundamental para a nossa sociedade.

Referencias Bibliográficas

* BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999. Texto original de 1967. (Trechos selecionado: Parte III – A sociedade como realidade subjetiva, pp. 173-241).

* DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral. 4. ed. Campinas: Alínea, 2009

A nossa sociedade é totalmente ligada a moeda e respectivamente ao consumo, mesmo quem se encontra na base da pirâmide vive e trabalha para muitas vezes somente consumir enquanto nos níveis acima além de consumir muito também sabem poupar e reinvestir seus lucros para acumular mais riquezas. Vale ressaltar que o nosso próprio sistema econômico nos leva a isso trabalhar para consumir, por isso que a maioria da população só tem o dinheiro ou a moeda como meio de sobrevivência não podendo assim fazer acumulo de riqueza para procurar melhores condições de sobrevivência, como moradia segura, saneamento, acesso a serviços de saúde melhores, tudo isso além do sistema depende também da administração publica que deve oferecer caminhos para diminuir a desigualdade social, afinal nenhum país desenvolvido apresenta níveis muito pequenos referente a sua pirâmide social. Então podemos dizer que o progresso de um país depende também do progresso de sua sociedade.

Exploração do Meio Ambiente

Diante do documentário, Pajerama, e dos artigos tirados do estatuto do índio listados abaixo e dos argumentos elencados, tomamos ciência do tamanho da falta de responsabilidade, respeito e amor à natureza e ao povo indígena que são os primeiros habitantes do nosso território, tiramos suas vidas, ao tirarmos seu habitat e seu desenvolvimento cultural e familiar. Isso nos leva a pensar como esta sendo nosso progresso ao longo desses últimos anos e como nosso planeta vem sendo castigado, embora tenhamos sentido os efeitos dessa devastação, continuamos a progredir de maneira equivocada e trágica e desumana, ao destruir a natureza e tirar a vida social e cultural dos índios. Em tese a lei da total apoio e proteção, mas na pratica essa lei ficou no esquecimento e no abandono total de sua aplicação.

Art. 1º Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com