TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Exames: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

Quando falamos em Ciências Sociais, sabemos que essa ciência está relacionada à sociedade, mas também ao indivíduo e a cultura, que por sua vez, é tudo aquilo que aprendemos, que tomamos como hábitos.

A cultura, por se dizer, possui muitos significados, e dentre eles sabemos que é tudo aquilo que envolve o conhecimento, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridas pelo ser humano no decorrer de sua vida, posto que jamais deixamos de criar um aprendizado, estamos sempre aprendendo coisas novas em qualquer lugar que estejamos, assim adquirimos cultura a toda hora, a todo minuto.

Dentro das Ciências Sociais, todo conhecimento passado de pai para filho, de geração em geração é considerado cultura, sendo também um amontoado de ideias, de temperamentos, de comportamentos, e até mesmo de práticas sociais, pois quando nascemos recebemos uma herança cultural, que nada mais é do que a educação dada por nossos pais, pois eles nos transmites seus pensamentos, seus gostos, nos ensinam a fazer as coisas, nos transmitem a noção de aquilo que é certo, e aquilo que é errado e depois de maiores, cabe a nós escolher se continuaremos essa mesma linha de raciocínio.

O indivíduo, simplesmente, é um conjunto de ideias e pensamentos realizados, é alguém, é um ser pensante, entretanto, sua definição é muito ampla, em vários outros meios possui outro significado, como por exemplo a biologia, onde indivíduo é utilizado para denominar um sinônimo de organismo.

A sociedade, é definida diferentemente de acordo com cada pensador, porém ela nada mais é do que um meio de relação humana, sendo um sistema de posições e papéis, símbolos, normas e valores. Para Emile Durkheim, a sociedade é um meio em que as pessoas convivem entre si, tendo suas escolhas individuais afetadas, coagidas, limitadas e controladas. Karl Marx, diz que a sociedade nada mais é que uma divisão em classes sociais, ele defendia muito essa tese, dizendo que a sociedade é um lugar onde a elite controla e o trabalhador obedece, trocando sua mão de obra por salário, trabalhando horas a fio para ganhar muito pouco, e é exatamente por conta disso que Marx queria muito chegar ao socialismo, onde ninguém é mais que ninguém, onde os bens são divididos, e tecnicamente não existiria a fome, nem muitos dos problemas sociais existentes. Já Max Weber, coloca a sociedade como sendo um sistema de poder, uma hierarquia, onde alguém manda e os outros obedecem, como por exemplo em nosso trabalho, onde temos uma divisão de cargo, e um funcionário vai sendo superior ao outro, até chegar a posição de chefe.

Ao ler o livro “A construção social da realidade”, obra de Peter L. Burguer e Thomas Luckmann, adquirimos uma visão muito clara sobre a realidade cotidiana, ou seja tudo aquilo que acontece todos os dias em nossa sociedade e muitas vezes não percebemos, pois essa realidade é formada a partir do momento que convivemos em grupo, que nos relacionamos, sendo uma realidade apenas para coisas materiais e corpóreas, ou seja, se alguém morre, deixa de ser real.

Dentro do mundo em que vivemos, muitas são as realidades existentes, porém a mais importante, aquela que rege nossa vida, é a realidade da vida cotidiana, ou seja tudo aquilo que vivemos todos os dias. Um exemplo disso é se eu entro em um metrô todos os dias para chegar ao meu trabalho, junto a mim estão pessoas que provavelmente estão indo trabalhar também, e por esse motivo nos encontramos todos os dias, porém, se eu chego a me atrasar e tenho que pegar outro metrô, as pessoas mudam, e eu mudo a minha realidade aquele dia, o que nos faz entender, que eu vivo uma realidade composta por várias outras, entretanto se eu mudo a minha realidade, a realidade das outras pessoas permanece a mesma. Concluímos assim, que a minha realidade acontece e precisa de outras, já que convivemos em sociedade, entretanto elas se diferem.

O indivíduo está exposto e vive aquela realidade na qual é submetido, pois se uma pessoa é rica e encontra sua felicidade viajando para outros países , e por outro lado eu sou pobre e não tenho condições, só me resta encontrar a felicidade aqui mesmo onde estou,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com