TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sócios do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.

As ciências sociais germinaram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Karl Max, Emile Durkheim e Max Weber que as ciências sócias se desenvolveram.

Todo o ser humano, desde a sua nascença á sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver – a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos, aos meios de comunicação que usamos e ás atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até a expansão da esperança media de vida, etc., tudo faz parte da realidade.

Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porem, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquela que nem se quer conhecemos ou convivemos regularmente.

As ciências sociais debruçam – se, sobra a mesma realidade social ou “fenômeno social” só que com “olhos” diferentes.

Ao concluir este Trabalho sobre Ciência Social, você entenderá e compreenderá a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais, cultura etc.....

Cultura, Individuo e Sociedade

A realidade social a vida cotidiana é dividida entre um individuo e outro, num sistema de relação de interação social. Essa situação é única que consegue reproduzir os sintomas e as situações que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos, na vida cotidiana o sistema mais importante é a linguagem, e sua compreensão é essencial para entender a realidade.

Tudo que é feito pelo homem está sujeito a tornar-se hábito, este fornece a direção e a especialização da atividade humana.

A construção social da identidade, a pretensão do autor nessa obra é mostrar que a realidade do sendo comum pode ser influenciada pelo mercado de ideias. Para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de que a filosofia é inerente a essa construção. O mundo da vida cotidiana não é apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, mas também surgem de aspectos particulares como pensamentos e ações. O autor entende que a melhor técnica para atender a natureza dessa realidade , que constitui como uma técnica descritiva, mas não cientifica. O senso comum tem diversas interpretações sobre a realidade cotidiana, sobre os objetos se apresentam a consciência como sendo de diferentes esferas da realidade. Segundo o autor do livro “A construção social da realidade” a realidade se forma a partir da relação com outro. Mas o que mostra nesse livro é de coisas corpóreas ou matérias, na verdade vemos a realidade objetiva às coisas que sabemos que existe no sentido de ter um significado, assim entenderam o mundo como tendo múltiplas realidades, porém, dentro dessas realidades a mais importante é aquela da vida cotidiana e essa é a predominante e importante. Cultura de valor é aquela em que todos e cada um se envolvem no atendimento de interesses comuns de seus ambientes, valorização de ideias, tradições e relacionamentos. Não basta apenas buscar a excelência em um ou alguns objetos de sua missão. Acionistas, clientes, recursos humanos, sociedade e os demais, devem ser tratados de forma integrada nas estratégias, nos sistemas, produtos e serviços.

Administrar tanta atividade requer uma cultura que oriente e assegure resultados, uma Cultura de valor. Mercadoria é uma cultura expansionista de comercialização de indústrias e exportação de mercadorias de uma determinada região, tudo esta relacionado ao consumo, como o modo de circulação de bens, os padrões de desigualdade no acesso aos bens matérias e simbólicos, a assim como se estruturaram as instituições da vida cotidiana como a família, o lazer, os ambientes urbanos, etc.). Nossa sociedade-cultura de consumo constantemente cria novos espaços para os consumidores, tornando o consumo, um "sistema global" que molda as relações dos indivíduos na pós-modernidade e é reconfigurada por tecnologias variáveis que determinam os padrões de consumo.

Cultura - Alma coletiva é sinônimo de “civilização”. Cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc.

Não há como pensar em sociedade sem pensar os indivíduos que forma essa sociedade, se constrói economicamente, politicamente, culturalmente, todos como fazem parte dela tem que se adequar as estruturas organizacionais. A socialização é aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. Esse processo tem inicio no momento do nascimento, e continua ao longo da vida e só acaba quando morremos.

Sociologicamente, a problematização da categoria trabalho, para além do modelo marxista, também é uma tarefa que exige um significativo esforço intelectual. A análise do mercado de trabalho requer que se entenda o problema do desemprego estrutural, isto é, a diminuição constante e irreversível de cargos em empresas, enquanto uma realidade percebida, sobretudo, nos países industrializados da Europa. A configuração desse quadro de mudanças profundas, nas relações sociais e nos valores que as informam, confere à Sociologia um papel analítico importante, tendo em vista os resultados de suas pesquisas. E esses conhecimentos permitem que outros profissionais procurem alternativas de intervenção frente aos problemas sociais oriundos desta nova ordem política, econômica e social. Enfim, a Sociologia, ao mesmo tempo em que realiza um esforço para entender a realidade social, também subsidia outros agentes sociais na solução dos problemas. No intuito de explicitar melhor o conceito de sociedade, tomamos a relação social como unidade elementar. Em certa medida, a definição de sociedade aparece, convencionalmente, associada à expressão rede de relações sociais, dentro da qual apontamos a importância do processo de interação social. “O termo relação social será usado para indicar o comportamento de uma pluralidade de atores à medida que, em seu conteúdo significativo, a ação de cada um leve em conta a de outros e seja orientada nesses termos. Assim, a relação consiste inteira e exclusivamente na existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com