TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigo: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Durkeim, a sociedade prevalece sobre os indivíduos, dispondo de certas regras, costumes e leis que assegurem sua perpetuação. Essas normas, leis e regras, independem do indivíduo, e pairam acima de todos uma consciência coletiva, que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade, ou seja, a sociedade exerce uma coerção sobre os indivíduos, seja por sanções jurídicas, legais ou mesmo através da censura, do riso, etc tal coerção adverte todos os indivíduos, no sentido de compreender que toda essas normas de condutas e regras morais, estão acima de qualquer um. A Sociedade, portanto, é algo exterior aos indivíduos que impõem e que coage.

-Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser: Legais ou espontâneas

O grau de coerção dos fatos sociais se toma evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser legais ou espontâneas. Legais: São as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente. Espontâneas: seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipo de sanção : “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”(p.3) Do mesmo modo, uma ofensa num grupo social pode não ter penalidade prevista por lei, mais o grupo pode espontaneamente reagir penalizado o agressor. A reação negativa a certa forma de comportamento é, muitas vezes, mais intimidadora do que lei.

A generalidade de um fato social, isto é, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão. Partindo, pois do princípio de que o objetivo Maximo da vida social é promover a harmonia da sociedade consigo mesmo e com as demais sociedades, e que essa harmonia é conseguida por meio do consenso social, a “saúde” do organismo social se confunde com a generalidade dos acontecimentos. Quando um fato põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptação e a evolução da sociedade estão diante de um acontecimento de caráter mórbido e de uma sociedade doente. Portanto, normal é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Patologicamente é naquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos, como as doenças são considerados transitórios e excepcionais.

Auteridade – estudo da cultura do outro

Antropologia – estuda a cultura humana, a arte cultura (não existe cultura melhor nem pior, existe cultura diferente)

Diferentes formas de poder se dá pelas ciências políticas.

O que é poder ?

R: é a capacidade de impor ao outro a vontade de um líder ou de um grupo.

Pode ser : legítimo ou ilegítimo

Legítimo= é um poder que funciona mais do que uma arma. Ex: televisão

Ilegítimo = assalto com arma de fogo.

Positivismo= 1ªforma de tentativa de ciência social

Crença na ciência,

Etnocentrismo = minha cultura é central e melhor que a sua., também é uma forma de pré-conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com