TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  3.746 Palavras (15 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 15

CIÊNCIAS SOCIAIS

ANA CLECIA OLIVEIRA MOURA – RA 7941714162

ANDERSON SOUZA – RA 7939698402

NEDILSON ROSÁRIO – RA 448306

RONDINELE SANTOS BISPO – RA 8111718897

ZARHENA MOURA – RA 7941713941

PORTO SEGURO-BA

NOVEMBRO/2013

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Em razão da mudança na vida cultural da sociedade segundo LUCKMAN, aos novos símbolos são passiveis de cristalização segundo o método de objetivação, sedimentação e ampliação do conhecimento. Esses processos de cristalização levam a um acervo de produtos teóricos que, porem, não perde suas raízes no mundo humano de tal sorte que os universos simbólicos se definem como “produtos sociais que tem uma historia”. Desse modo, se quisermos entender o significado desses produtos temos de entender a historia da sua produção, em termos de objetivação, sedimentação e acumulação do conhecimento. A função nominal do universo simbólico é que, põe cada coisa em seu lugar certo, permitindo ao individuo retornar à realidade da vida cotidiana.

A analise dos processos de legitimação por BERGER e LUCKMANN tem em conta que, nas objetivações em que as teorias são observadas, surge à questão de saber “até que ponto uma ordem institucional, ou alguma parte dela é apreendida como uma particularidade não humana”, que essa” é a questão da retificação da realidade social”.

Entendemos que, a retificação é uma variante das consciências, sendo que, mesmo apreendendo o mundo em termos reificados, o homem insiste a produzi-lo em contrarição, pois o mesmo é capaz de produzir uma realidade que o nega.

O que é Cultura:

Segundo o dicionário Aurélio Cultura é o conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura, conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística, aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. Uma dos principais aspectos do homem é a cultura, pois apenas ele tem a capacidade de desenvolver ecriar culturas, diferenciando-se, de tal forma, de outros seres como os vegetais e animais.

Apesar do mundo está em constante evolução, a cultura tem a capacidade de permanecer quasea intacta, e são passadas de geração em geração como uma memória de todos, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

Significado de Indivíduo:

Indivíduo é o representante de uma espécie. Esse termo não é privilégi apenas do mundo animal, mas, comum de modo geral, uma margarida é um indivíduo do canteiro. Pessoa, em nossa cultura, se compara ao indivíduo, se compara à coisa e ao animal, ainda que de modo separado. Enquanto se diferencia das coisas e aos animais, o termo Pessoa se aproxima do termo Ser Humano, mas não se superpõe a ele. O termo Pessoa submete a algo particularmente humano e na essência ética do termo. O Ser Humano recebe uma distinção significativa quando o consideramos como Pessoa, assim como a Pessoa recebe uma distinção exagerada não menos importante quando a consideramos, por força de expressão, como uma pessoa humana. Subentendendo o adjetivo humano como relativo à ética. Então, Ser Humano não é o mesmo que Pessoa, muito menos Ser Humano é o mesmo que cidadão, este muito mais próximo da expressão Pessoa. Ser Humano é um termo mais genérico ou indeterminado, que diz respeito à espécie, à classificação, ao mundo zoológico. É por isso que nos sentimos mais à vontade em dizer Homem (ser humano) das cavernas e não pessoa das cavernas.

Pessoa é um termo mais específico, que tem a ver com o mundo civilizado ou, se preferirmos, com a constelação dos valores morais, éticos e jurídicos próprios da civilização.

A etimologia da palavra Pessoa demonstra que é um conceito sobreposto ao conceito de Ser Humano. Portanto, quando nos referimos ao indivíduo da espécie humana, o qual é merecedor da consideração ontológica e ética, devemos dizer Pessoa, não apenas, Ser Humano.

Significado de Sociedade:

A definição de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis.

O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto que o capitalista acumula capital (lucro), que é o símbolo maior de poder, de prestígio e status social.

Problematizar a Realidade da Vida Cotidiana:

Entretanto nos convençam a um entendimentio libertador, sempre será expressão de vida possibilitando a pratica do pensar, agir, refletir e criar, sendo encaminhada por mudanças e transformações, onde quem aprende sempre esta ensinando e quem ensina sempre esta aprendendo. A classe operária sugere que o trabalhador tenha as mesmas normas e respeito que a um estudante que segue as demandas de estudo aos horários cumpridos das 08:00 horas diárias. Pelo significado do trabalho, quando o trabalhador saír do serviço à luz do dia já não brilha mais, e o trabalhador que opera 8 horas de quota a serem cumpridas sairão cansados e vazios pensado que ganharam o dia, mas, no entanto foram roubados... Sim roubados em 08:00 horas de suas vidas. Ao meio a multidão um manifestante que fala ao microfone pergunta a um operário? Porque não vai estudar; E o operário se vira para meio a multidão que caminham na mesma direção sem palavra alguma. E o manifestante que fala sucessivamente ao microfone diz pra todos ouvirem por cada 10 miséras liras a mais os patrões ganham 100.

Ao manifestante continuar seu discurso ele diz aos operários;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com