TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigo: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 3: O indivíduo e a sociedade

Processos de Socialização que Acontecem na Infância

A socialização começa a partir do nascimento, onde o mundo e a sociedade já interagem conosco, junto com a família. É fundamental nessa fase termos uma boa base, pois é a através dela que iremos formar nossa personalidade e caráter. É na infância que aprendemos o que é certo e o que é errado e começamos a lidar com pessoas de diferentes personalidades ajudando assim a construir exclusivamente a nossa.

Existem crianças que vivem em meio a uma sociedade corrompida e carente de valores, o que acaba gerando conflitos internos e externos. Elas encontram dificuldades para se relacionar com outras crianças que por ventura acabam se tornando adultos frustrados e difíceis de lidar. Lógico que não podemos generalizar, pois existem casos em que a boa educação entra em cena e muda todo o aspecto social.

Outro fator de peso na construção da socialização da criança é a forma como as pessoas que cuidam dela agem, pois o comportamento dos adultos é referência para elas. Em cada atitude e expressão diária do adulto, a criança encontra um modelo para ser experimentado em sua formação, por isso, os hábitos familiares têm um papel muito importante e devem ser observados constantemente, no intuito de que comportamentos errados que possam prejudicar a socialização da criança, sejam trocados por outros melhores.

Quando ocorre uma boa socialização, a criança se torna um individuo mais preparado para a vida. Percebe o mundo a sua volta de forma melhor e devolve tais impressões por meio das relações com as outras pessoas. A criança acaba descobrindo que conquistar um espaço no mundo é muito bom, e que aos poucos, pode construir sua própria personalidade respeitando as diferenças e se tornando um bom cidadão para a sociedade em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com