TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIANHANGUERA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

Ciências Sociais

Santo André

2011

Reinaldo Dias

ATPS DE ECONOMIA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de economia, do curso de ciências contábeis, turno noturno, da Universidade Anhanguera ministrado pelo professor Manoel .

SANTO ANDRÉ

2011

Introdução

Neste trabalho iremos relatar sobre os sobre os valor sociais que varia de acordo com cada civilização, as normas e costumes, destacando alguns exemplos que parecem estranhos pra nós, normas e cortesia, comportamentos bem diferentes dos nossos.

Também falaremos sobre a diferença entre opinião comum e norma, pois dentro de um grupo temos diversas opiniões diferenciadas. O desvio social, que são a desobediência das Leis, como ladrões. A Marginalidade, a anomia que é a falta de conduta, o controle social podendo ser formal ou informal, as sanções positivas e negativas e por fim o direito como troca de controle social.

Valores Sociais

Os valores sociais variam muito, depende de cada civilização ou grupo sociais, cada sociedade determina o que certo ou errado, feio ou bonito, bem ou mal. Por exemplo, quando chamamos atenção de uma criança, dizendo a ela para nunca mais fazer tal coisa, estamos fazendo com que ela se habitue aos nossos costumes. Assim como os muçulmanos, os homens bombas são considerados em reverência, tem um status superior.

Normas e Costumes

Normas são regras aplicadas em uma sociedade para definir o que é certo e o errado, fazendo com que cada indivíduo cumpra certos atos e proibi-los de outros.

Segue alguns exemplos bem estranhos pra nós:

• Não se come carne na Índia, pois o boi é considerado um animal sagrado;

• Na Tailândia, não se pode acariciar uma criança, pois segundo eles ela está sob a proteção das mãos de Deus;

• Os Árabes costumam arrotar alto depois de comer, é um sinal de satisfação;

• Entre mulçumanos é considerado “indecente” uma mulher expor o rosto.. Mulheres que usam saias curtas podem ser agredidas se saírem às ruas.

• As mulheres de Bali expõem os seios ocultam as pernas.

Existem duas categorias para normas, as formais que são os carros andarem do lado direito da rua, parar no sinal quando ficar vermelho, não ultrapassar o limite da velocidade. Agora não arrotar após as refeições, ou vestir-se de uma determinada maneira são normas informais.

Normas e Cortesia

As regras de cortesia viriam de um país para o outro, o que pode ser grosseiro pra nós. Pode ser normal para outro, como a forma de cumprimentar, falar com alguém. Segue alguns exemplos abaixo:

• No Japão, ainda hoje, quando uma pessoa é homenageada lhe é servida uma cabeça de peixe, e segundo a tradição deve comer o olho do bicho;

• Os árabes têm por hábito dar de presente a seu convidado um objeto que este tenha elogiado;

• Na Coréia do Sul, não se abre presente assim que recebe, mas somente mais tarde, quando estiver sozinho;

• Na Holanda, chupar o polegar sinaliza que alguém está mentindo ou inventando uma história. Agarrar uma mosca imaginária na frente do rosto indica que outra pessoa é louca;

• Polônia, se alguém bater de leve com o dedo no pescoço, significa que está convidando a pessoa para beber;

• Turquia é considerada falta de educação cruzar os braços sobre o peito enquanto se conversa com alguém;

As normas nem sempre são forma jurídica, podem ser também como respeito aos pais, aos mais velhos. Já o casamento, a família, escola, universidade, são conjunto de normas que chamamos de instituição.

Diferença entre opinião comum e norma

A opinião comum pode ser objeto de discussão num grupo, enquanto a norma não.

Quando uma opinião se torna muito forte e todos acreditam de que ela deve ser respeitada, nesse momento se torna uma norma.

Pode acontecer de essas normas caírem em desuso, e ninguém mais a pratica, tornando motivo de discussão.

Podemos citar o exemplo do uso de cigarro, pois antigamente embora desagradasse alguém, não havia restrições para o seu uso. Hoje com o crescimento da opinião pública existem locais próprios para fumarem.

Desvio Social

Denominamos desvio social a qualquer falha na conformidade ás normas existente, é a violação das regras sociais.

O crime é uma categoria de desvio social, definida como violação de normas ordenadas em lei criminal apoiada pelo poder e autoridade do Estado.

Houve uma época em que usar saia curta era considerado desvio social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com