TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A disciplina de Ciências Sociais abrange diversas interações humanas e, assim, pode-se concluir que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade e pela utilização do método científico.

Uma das características mais importantes é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada ou a estratificação social.

DESENVOLVIMENTO

SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Significa ser você mesmo. Um ser único e individual que quando se agrupa a outros indivíduos, forma a sociedade. É como se ela, a sociedade, fosse à matéria, e o individuo, fosse uma das moléculas que fazem parte da matéria. A diferença é que nós, ao contrario das moléculas, somos diferentes uns dos outros, caso contrário chamaríamos o nosso próximo de "igual" e não de "semelhante.”.

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.

Os autores começam explicando a partir de qual concepção da realidade o texto é construído. “Para eles”. Será suficiente definir realidade como uma qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terem um ser independente de nossa própria volição..., e definir conhecimento como a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características específicas. “(p.11)”. Conforme estes contextos podem afirmar que a realidade existe independentemente dos indivíduos, ela é um conjunto de fatos, e ao ser vista por diferentes perspectivas formam o conhecimento, desta forma podemos dizer que na sociedade o individuo influencia e é influenciado, é por ela moldado.

Existem três níveis: os indivíduos, os grupos e a sociedade: os indivíduos influenciam e são influenciados uns pelos outros, assim adquirem seus conhecimentos e cada forma sua ideologia e seus valores depois enquadraram estes indivíduos em grupos, e ali suas ideias também influenciaram somando a cada vez mais em sua ideologia, posteriormente o conjunto de todos os indivíduos com suas peculiaridades e vários valores e varias ideologias somadas são o que chamamos de sociedade. Sendo assim podemos dizer que tanto o individuo e os grupos influenciam a sociedade quanto à sociedade influencia os indivíduos e os grupos.

Mas sabemos também que toda ideia não será totalmente aceita pelo outro individuo, é assim que passamos a agregar mais conhecimentos, com essa troca de informações.

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO

É a história de um operário de fábrica que só pensa em trabalhar e com isso toma todo o tempo de sua vida. Seus patrões o veem como um operário padrão, que trabalha como o esperado, mas com isso, seus companheiros não gostam da sua atitude e ficam o hostilizando. Ele diz que precisa trabalhar para poder comer. Até que certo dia, ele perde um dedo e comunica aos seus superiores, mas nada fazem para ajudá-lo.

Entretanto o sindicato tenta ajudar da melhor maneira possível esses trabalhadores para eles terem melhores condições de trabalho. Com isso, os trabalhadores entram em greve e o operário padrão é demitido. Com muita luta os operários e o sindicato consegue diminuir a carga horária de 15 para 8 horas/dia e readmitir o operário novamente, colocando-o na linha de produção e reintegrando-se ao coletivo. Com isso a fábrica se reavalia e dá melhores condições como a preocupação com a saúde dos funcionários, limpeza da fábrica, entre outras coisas.

Em se tratando de trabalho, o operário que só pensava em produzir, só fazia isso para ser bem visto pelos seus patrões e que precisava do dinheiro para comer e pagar as contas. Mas isso consumia bom tempo de sua vida. Além de ficar às 15 horas/dia, ele ficava mais para ganhar um extra já que ganhava pouco. E a sociedade retratada no filme era os operários e a classe sindical, lutando para melhores condições.

QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?

No filme visto por todas as interações sociais geralmente eram feitas fora das empresas, porque dentro, os funcionários não podiam conversar e nem se comunicar entre si senão eram chamadas suas atenções. Só quem podia interagir era o chefe com seus subordinados ou os comandantes do chão de fábrica com os colaboradores. Mas quando saíam do trabalho podiam interagir e se expressar com quem quisessem, tais como: vizinhos, amigos e até mesmo com o pessoal do sindicato, marcando reuniões, etc.

Uma das interações sociais mais usadas são as manifestações humanas. Nelas podemos nos expressar democratizar e até melhorar um país, uma empresa, entre outros. No filme, isso ocorria devido os sindicatos que queriam ajudar os trabalhadores a não serem mais explorados. A base de toda a vida é a interação. Interação nada mais é que uma comunicação entre duas ou mais pessoas (grupos), expondo suas ideias, sentimentos e atitudes provocando reações nas outras, modificando o comportamento de todos.

Na sociedade atual podemos listar algumas dessas interações sociais tais como:

1. Cooperação – quer dizer que um grupo de diferentes pessoas tenta alcançar suas metas ou algum benefício. Ajudando uns aos outros. Um exemplo disso é no esporte coletivo como futebol, vôlei. Cada um sabe seu papel dentro da equipe, mas trabalham para o mesmo fim que é vencer.

Podemos classificar em duas categorias: as diretas – é quando um determinado grupo trabalha entre si, e as indiretas são quando as pessoas não trabalham entre si, mas precisam um dos outros.

2. Competição e conflito – ocorre quando a uma competição para alguma vaga de emprego e espaço. Isso pode levar a positivamente que é quando a uma briga sadia ou negativamente, quando à ambição de ganhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com