TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A sociologia, é uma divisão das Ciências Sociais, especificamente, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes, por outro lado afetam a vida das pessoas.

O objetivo deste trabalho é compreender conceitos como de cultura, indivíduo e sociedade, bem como problematizar assuntos como, a estrutura social e seu controle, a desigualdade social, e a exploração do meio ambiente.

ETAPA 1

CULTURA: O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Deste modo, resumidamente, podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos gradua-las como melhor ou pior.

Traço Cultural: um elemento simples e unitário que distingue uma determinada cultura. Pode ser: uma expressão linguística, uma vestimenta, um ornamento, um brinco, um colar, uma saia e assim por diante.

Complexo Cultural: a combinação de traços culturais forma um complexo cultural de determinada cultura: por exemplo: samba e carro alegórico, formam o complexo cultural que denominamos carnaval.

Sub Cultura: uma subcultura é um segmento da sociedade que compartilha um padrão de normas, valores e costumes que diferem da sociedade maior onde esta incluída. Uma subcultura, provavelmente desenvolvera um idioma especializado que a distingue da sociedade mais ampla.

Contracultura: é uma manifestação cultural de grupos que rejeitam as normas e valores da sociedade, buscando estilos de vida alternativos. São exemplos: grupos revolucionários, etc.

INDIVIDUO: È um processo, através do qual o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade desenvolve a capacidade de funcionar como individuo e como membro do grupo, é que denominamos socialização. A cultura do indivíduo está dependente da cultura de um grupo ou classe, e que a cultura do grupo ou classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que esse grupo ou classe pertence.

Socialização: A socialização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que o diferenciará doas demais e ao mesmo tempo o identificará com o seu grupo social.

Principais agentes da socialização: A família é o principal agente de socialização, é o agente básico e o mais importante no qual o individuo é influenciado num primeiro momento ao nascer, e mantém essa influência de alguma forma durante significativa parte da vida.

A escola transmite, particularmente, ás crianças a experiência de lidar com uma grande organização, onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar. Os meios de comunicação são relativamente, novos agentes de socialização. Os grupos de referência são utilizados como modelos de comportamento e de atitudes ao longo de toda a vida do individuo, e podem ter papel positivo ou negativo.

SOCIEDADE: A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.). As sociedades estão unidas através das relações sociais, não só entre as pessoas mas também entre as instituições sociais.

Ciências Políticas: As sociedades também podem ser organizadas de acordo com a sua estrutura política. A fim de crescer em tamanho e complexidade, existem sociedades de bandos, tribos, chefias, e sociedades estatais. Estas estruturas podem ter diferentes graus de poder político, dependendo dos ambientes cultural, geográfico e histórico nos quais essas sociedades estão inseridos.

Sociedade de Caçadores-Coletores: utilizaram tecnologia simples para caçar animais e coletar vegetação. Não produziam nem preservavam seu alimento, e viviam em bandos.

Sociedades industriais: tarefas executadas por seres humanos pasaram a ser executadas por maquinas, a uma valocidade mais rápida e a um custo mais baixo. Nesta fase as mudanças na sociedade ocorrem numa velocidade sem precedentes.

Se realizarmos uma pesquisa sobre a história humana desde os tempos mais remotos, verificaremos que o homem sempre viveu em grupos. A própria existência fora do grupo é de difícil aceitação para o homem. Na verdade, é a vida em grupo que transforma o animal homem em ser humano. Experiências feitas com crianças que foram encontradas em estado selvagem na Índia, criadas por animais, comprovaram estas não falavam nem demonstravam emoções, andavam de quatro e comiam carne crua. Portanto o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.

ETAPA 2

O processo de conscientização política do operário Lulú é o eixo do filme “ A classe operária vai ao paraíso”, que de forma dialética, consegue fazer aflorar as contradições da condição do trabalhador sem cair na armadilha do filme panfletário. Ao mesmo tempo que Lulú se politiza é influenciado pela sociedade de consumo . Suas referências no processo de politização são três: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo, indo parar em um manicômio.

A alienação do trabalho no capitalismo é exposta de maneira brilhante na conversa de Lulú e Militina, onde este, em sua ‘loucura’, lembra-se do questionamento que fazia sobre a utilidade das peças que produziam. Ainda Militina é a principal referência na utopia que dá nome ao filme: o muro que precisa ser derrubado, dando acesso ao paraíso para todos os operários.

A discussão de Lulú com o líder estudantil após ter sido demitido expõe a dificuldade em aproximar o discurso de esquerda da vida cotidiana dos trabalhadores: o coletivo se sobrepõe ao individual em uma sociedade onde o individualismo está enraizado.

O trabalho sempre existiu baseando nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver o avanço da vida com as questões da evolução o trabalho começou a se sair do controle, pois ao invés de trabalhar para viver o trabalho estava relacionado ao acumulo tanto de fortuna quando a de consumo, ou seja, quanto mais trabalhar, mais dinheiro logo consumindo em grande quantidade.

A questão da evolução social transformou tanto o trabalho quanto o consumo gerando uma sociedade frustrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com